COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Hermes próximo do legislativo

Da Redação

| Edição de 25 de abril de 2025 | Atualizado em 25 de abril de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD) tem desenvolvido um relacionamento bastante próximo com a Câmara de Vereadores. O prefeito costuma fazer reuniões periódicas com os edis. Ontem, participaram do encontro os vereadores Pedrinho das Três Barras; Paulinho Portela; Felipe Milani; além do presidente da Câmara, Fernando Decarle Campos. Outros vereadores que fazem parte da base do prefeito não participaram da reunião de ontem porque seguiram para Brasília, para participar da marcha do legislativo. Segundo Hermes, as reuniões abrem possibilidade para a administração discutir seus projetos, além de ouvir demandas da população repassadas diretamente aos vereadores. “É uma prática que vem dando muito certo para a cidade”, comenta o prefeito.

Prefeito ‘celebridade’

Celebridade nacional por conta da forma como se comunica com os cidadãos em vídeos pelo Tik Tok e alvo de recente investigação da Polícia Federal, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) foi um dos palestrantes mais procurados ontem na programação da Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, em Brasília. O presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB) e o vereador Adan Lenharo (DC) acompanharam a palestra e se reuniram com o prefeito paulista. Segundo Danylo, o programa de incentivo fiscal sem aumento de impostos adotado em Sorocaba poderia ser replicado em Apucarana.

Lula adia agenda na região

A passagem do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) na região foi adiada. Em decorrência da viagem a Roma, para participar do funeral do Papa Francisco, o presidente Lula adiou a visita à comunidade do MST Maila Sabrina, na divisa entre Ortigueira e Faxinal. A agenda seria no próximo dia 30 de abril, para o anúncio da criação do assentamento para as mais de 400 famílias. Toda a agenda presidencial foi transferida e uma nova data será indicada. O MST promete reunir cerca de 10 mil pessoas na passagem do presidente. A criação do assentamento vem sendo discutida há mais de 20 anos e a formalização é simbólica para o movimento.

Honraria para primeira-dama

O deputado Cobra Repórter (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 215/2025 que concede o Título de Cidadã Honorária do Paraná à primeira-dama Luciana Saito Massa, em reconhecimento à sua atuação social. Luciana é natural de Registro (SP), mas reside no estado desde os 17 anos. Casada com Ratinho Junior desde 2003, a primeira-dama tem se destacado por sua dedicação voluntária à frente da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS), promovendo iniciativas de grande alcance social, comandando uma série de campanhas e se tornando uma referência da formação de uma cultura de voluntariado no Estado.

Código de represas parado

Tramita há quase 6 anos na Assembleia Legislativa do Paraná projeto de lei para instituir um Plano Estadual de Segurança de Barragens (PESB). A proposta é de autoria do deputado Requião Filho e aguarda avanços na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O deputado voltou a tocar no assunto após reportagem da Folha de S. Paulo fazer um alerta sobre problema das barragens no Brasil. No Paraná, segundo dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), existem 1.955 barragens, 64% delas não tem classificação de Categoria de Risco (CRI) e nenhuma foi inspecionada neste ano. “Estamos esperando o quê para agir?”, questiona o deputado.