Tímido e avesso em aparecer, o empresário Luiz Hirose (foto), fundador da Construtora Hirose, é considerado uma das reservas morais de Apucarana. Empreendedor, ativo colaborador das causas sociais e esportista nato, Hirose deu uma longa entrevista ao TNOnline na série sobre os 81 anos da cidade. A equipe teve muitas dificuldades em convencê-lo a falar, mas a conversa com ele foi uma grande surpresa pela emoção que tomou conta dos estúdios onde foi feita a gravação. Uma longa conversa, onde Hirose acabou falando de sua trajetória pessoal e profissional, da Apae, cuja sede ajudou a construir, e principalmente da família, seu maior orgulho. Ele tem um filho engenheiro, um neto que se forma em engenharia este ano e uma neta que vai no mesmo caminho de investir nessa formação.
Mais investimentos
Um grande grupo empresarial brasileiro estaria finalizando negociações para um vultuoso investimento em Arapongas, que pode alavancar ainda mais a economia da cidade. Por ora, o nome do grupo e do se trata ainda é mantido em sigilo absoluto, mas trata-se de um empreendimento que geralmente só se tem em grandes centros urbanos. Paralelo a esse investimento, uma outra grande obra está sendo erguida nas proximidades da Prefeitura Municipal para sediar uma galeria comercial que terá como loja âncora a famosa confeitaria de Londrina, a Hachitmisu, presente hoje em algumas cidades do Estado, como Maringá, Curitiba e alguns aeroportos espalhados no país. A loja de Arapongas, que deve ser inaugurada ainda no primeiro semestre, será uma das maiores da rede e das mais modernas.
Assembleia Itinerante
Falando em Arapongas, o município vai receber a primeira edição da Assembleia Itinerante de 2025. O programa de interiorização a Assembleia Legislativa do Paraná será realizado no dia 5 de fevereiro durante a Movelpar Home Show, uma das maiores feiras do setor moveleiro, que é o motor da economia do município. A feira deve levar um grande número de empresários de todo o Brasil e do mundo a Movelpar entre 4 e 6 de fevereiro. Essa é a segunda vez que Assembleia Itinerante acontece em Arapongas, segundo afirma o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), que confirmou nesta sexta-feira (17) a realização do evento na cidade.
Reunião com o Sindispa
O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana e Região (Sindspa) marcaram para a próxima segunda-feira (20) uma reunião para tratar dos projetos do Executivo que preveem mudanças na progressão da carreira do funcionalismo e também no pagamento de gratificações, entre outras alterações envolvendo a categoria. O encontro será no gabinete, às 14 horas. Será a primeira reunião após a retirada dos projetos da pauta de votação da Câmara, no último dia 10, determinada pelo prefeito após protestos dos servidores. Rodolfo justifica que a medida foi proposta no começo do mandato após recomendação administrativa do Ministério Público (MP). A recomendação citada pelo prefeito está sendo analisada pelo departamento jurídico do Sindspa e também será tema dos debates da próxima segunda.
Posse na Amuvi
A Amuvi – Associação de Municípios do Vale do Ivaí marcou data da primeira reunião da nova diretoria. Será em 31 de janeiro e vai ser realizada em Godoy Moreira, município do novo presidente da entidade, prefeito Primis de Oliveira (PSD), que vai tomar posse oficialmente do cargo na ocasião. Primis tem como vice o prefeito de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda (PSD). Eles foram indicados em uma composição de consenso para evitar um bate-chapa. Além da posse, a reunião também vai discutir a transição das diretorias. Também nesse encontro deve começar a se desenhar a pauta prioritária da associação para o biênio.