O prefeito Rodolfo Mota (União) confirmou para a próxima quarta-feira (09), às 18h30, no salão nobre da prefeitura, audiência pública de apresentação e discussão da minuta do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026 (LDO 2026). A participação popular na construção do orçamento público está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, mas é a primeira vez que é realizada em Apucarana por iniciativa do Executivo Municipal. Os encontros públicos anteriores à formatação da lei nunca foram priorizados pelas gestões anteriores, algo que o prefeito quer mudar. “Nosso mandato é de transparência, de construção do futuro e, para isso, contamos com a opinião do cidadão, que é o pagador de impostos e o maior interessado onde e como o dinheiro público será aplicado”, frisa. O projeto de lei deve ser protocolado na Câmara até 15 de abril e a Prefeitura quer que a população participe.
Sessão da Câmara
Quatro projetos de lei estão em pauta na próxima sessão da Câmara de Apucarana, marcada para a próxima segunda-feira (7). A sessão será mantida na sede do Legislativo. Na data, havia sido anunciada uma sessão itinerante, mas a medida foi suspensa. Chama atenção a proposição do vereador Danylo Acioli (MDB) que determina prazos para que o poder público viabilize realização de consultas e exames junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Apucarana. Pelo projeto, o prazo máximo para consultas sem urgência será determinado em 10 ou 30 dias, a depender da especialidade. Para os exames, o prazo máximo previsto no projeto é de 40 dias, a depender da complexidade.
Compras públicas
Em encontro com empreendedores locais na sede da Associação Comercial de São Pedro do Ivaí, o prefeito Rildo Bernardes de Camargo (MDB) deu detalhes de nova legislação municipal elaborada pela sua gestão que prioriza fornecedores do próprio município e também das cidades vizinhas nas compras locais da Prefeitura. “Nós não podemos deixar o nosso comércio fechar. Queremos que o que puder ser comprado aqui, seja comprado aqui”, disse o prefeito, acrescentando que a Agência do Trabalhador vai atuar no apoio aos empresários locais com a documentação. Segundo Rildo, o interesse dos empresários da cidade surpreendeu. “Esperávamos poucas pessoas e lotamos a sala”, comenta.
Trend do momento
A inteligência artificial é a ferramenta da vez e a classe política está mais que ciente disso. Geralmente relacionada a riscos que oferece, dada a possibilidade de alterar áudios e vídeos, a tecnologia também tem seu lado lúdico. Nos últimos dias, as trends de IA, que transformam fotos em desenhos inspirados nos estúdios Ghibli - renomado desenhista japonês - ou na mais recente modinha da internet, bonecos action figure, ganharam adesão maciça dos políticos. Do governador Ratinho Junior (PSD), ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), passando pelo secretário de Saúde, Beto Preto (PSD), vários aderiram à brincadeira.
Uniformes em Marilândia
O prefeito de Marilândia do Sul, Walmir Peres (PSD), fez nesta sexta-feira a entrega dos novos uniformes escolares de toda rede municipal. A entrega dos kits, afirma o prefeito, é parte do compromisso de sua gestão em valorizar a educação do município. “Estamos investindo na educação de nossas crianças, e a entrega dos uniformes é um passo importante para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades, estamos comprometidos em oferecer as melhores condições para que isso aconteça”, comentou. O prefeito, aliás, esteve nesta semana em Curitiba, onde passou por várias secretarias