O governador Massa Ratinho Junior (PSD) participou nesta sexta-feira (4) da abertura oficial da ExpoLondrina 2025, realizada no Parque Ney Braga Eventos, em Londrina, região Norte do Paraná, pela Sociedade Rural de Londrina. Durante a cerimônia, que foi acompanhada por diversos secretários, deputados e que teve como convidado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Ratinho Junior reforçou a importância do agronegócio paranaense para a economia brasileira, destacando a parceria que o Governo do Estado tem com o setor para manter o agro em alta.
“A ExpoLondrina é uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, o que mostra a força do agronegócio local e o protagonismo paranaense neste setor. Nosso agro está cada vez mais industrializado, agregando valor aos nossos produtos, gerando emprego e levando desenvolvimento aos paranaenses. Tudo isso acontece graças à confiança que o produtor rural tem no Paraná”, afirmou o governador.
Segundo o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, uma das grandes vocações da feira é unir as potencialidades da cidade e do campo. “Este é o maior de todos os eventos do agronegócio da região, que consegue integrar o povo urbano e o povo rural. Esta é uma feira que orgulha muito o povo de Londrina. Por isso, a expectativa é que, mais uma vez, centenas de negócios sejam fechados aqui”, disse.
Ratinho Junior chegou na feira acompanhado do vice-governador Darci Piana e um staff de os secretários. Norberto Ortigara, da Fazenda; Leonaldo Paranhos, Turismo; Alex Canziani, Inovação; Ulisses Maia, Planejamento; Do Carmo, Trabalho; Guto Silva Cidades; Hudson Teixeira, Segurança Pública; Sandro Alex, Infraestrutura; Beto Preto, Saúde; Marco Brasil, Indústria, Comércio e Serviços; e coronel Marcos Tordoro Casa Civil acompanharam o governador.
O ex-presidente Bolsonaro discursou rapidamente na feira. Ele exaltou a força do agro e criticou a investigação que o colocou como réu dos atos de 8 de janeiro. “O momento agora não é de eu provar que sou inocente. Se eu sou réu, eles têm que provar que o 8 de janeiro foi um movimento pra tomar o poder. O que o Lula foi aquele domingo em Araraquara? Repito aqui, cadê as fitas do Ministério da Justiça? Se o golpe era meu, apresente as fitas, o que é negado a mim para meus advogados. Não tem nada contra mim”, disse, mais tarde, para a imprensa.
Com a Assembleia Itinerante instalada, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Curi (PSD) e vários deputados estaduais da região acompanharam a solenidade. Da bancada fesderal, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Pedro Lupion; os deputados federais Luísa Canziani, Filipe Barros, Giacobo, Ricardo Barros, Diego Garcia e Sérgio Souza também integraram a solenidade.
CURITIBA
Antes do evento em Londrina, Ratinho Junior já havia recebido o ex-presidente da Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, realizado pela manhã e seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.