A seleção brasileira masculina de vôlei, atual líder da Liga das Nações, venceu a Argentina nesta quarta-feira (16), em Chiba, no Japão, e consolidou sua posição no topo da tabela. Com essa vitória, o Brasil soma 23 pontos, enquanto a Polônia, segunda colocada, tem 18. O confronto durou duas horas, e o Brasil saiu vitorioso por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 25/23, 24/26 e 25/18, na partida de abertura da terceira e última semana classificatória. Na próxima sexta-feira (18), a equipe brasileira enfrentará o Japão, terceiro colocado, às 7h20 (horário de Brasília). A seleção busca o bicampeonato na competição, tendo conquistado o primeiro título em 2021.
"Jogar contra a Argentina nunca é fácil. Sabíamos que vencer por 3 sets a 0 seria complicado. Começamos mal, mas depois melhoramos, especialmente no saque, que temos treinado bastante. Isso mostra que estamos no caminho certo. Estamos evoluindo, com altos e baixos, mas tenho certeza de que, quando chegarmos à final, já teremos encontrado nosso nível", projetou o oposto Alan, maior pontuador da partida, com 20 acertos.
O ponteiro Honorato também se destacou, marcando 18 pontos. A seleção brasileira acumula agora oito vitórias em nove jogos, tendo perdido apenas para Cuba na primeira semana da fase classificatória.
"Nos preparamos bem nesses dias livres, já sabíamos que o jogo contra a Argentina seria muito difícil. Nossa equipe soube jogar bem e manter a cabeça no lugar, especialmente após perder o terceiro set, para vencer o quarto e garantir a vitória", comemorou o ponteiro.
Para o técnico Bernardinho, o próximo desafio contra o Japão será complicado, já que a equipe japonesa é uma das principais do mundo e jogará em casa.
"Será uma pedreira. É um dos principais times do mundo, jogando em casa, completo, é muito difícil. Não tem nada garantido matematicamente quanto à vaga na fase final. Portanto, é hora de correr atrás de vitórias. Amanhã é dia de treinar, alguns vão poder descansar, para nos prepararmos bem, já que o Japão jogou muito mudado nas primeiras semanas", analisou o treinador.
A Liga das Nações reúne as 18 melhores seleções do mundo na fase preliminar, com 15 rodadas. Apenas as oito primeiras colocadas na primeira fase avançarão às quartas de final. A China já tem vaga assegurada no mata-mata do torneio por sediar a fase final da competição, entre 30 de julho e 3 de agosto.
Próximos jogos do Brasil
- 18 de julho (sexta) - Brasil x Japão - 7h20 - Chiba, Japão
- 19 de julho (sábado) - Turquia x Brasil - 3h30 - Chiba, Japão
- 20 de julho (domingo) - Alemanha x Brasil - 2h30 - Chiba, Japão
Fase final – de 30 de julho a 3 de agosto
Com informações da Agência Brasil