Alunos da rede municipal de ensino foram os primeiros a participar das atividades da Carreta da Inovação em Apucarana, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) que vai estar até quinta-feira (14) baseada no estacionamento do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), oferecendo oficinas, workshops e treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital para a população.
A abertura da programação aconteceu na tarde desta segunda-feira (14) com a presença do prefeito Rodolfo Mota. Promovida em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Unicentro, em Apucarana a presença da carreta tem apoio da prefeitura, através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), Conecta Apucarana, Sebrae, Acia, Núcleo de Educação, Sistema Fecomércio, UTFPR, FAP e Unespar.
“Nossos alunos e professores vão passar por aqui nesses próximos dias e com certeza vão ver coisas incríveis, afinadas com o que queremos para o futuro da nossa educação”, destacou o prefeito, lembrando que na semana passada, durante o evento que marcou os 100 primeiros dias de mandato, anunciou investimentos para a compra de equipamentos tecnológicos para a rede municipal. “Vamos avançar cada vez mais para dar condições dos nossos professores falarem sobre inteligência artificial em sala de aula”, disse Rodolfo Mota.
Neste primeiro dia, as atividades da Carreta da Inovação em Apucarana envolveram ainda a palestra: “De onde vêm as boas ideias” e o painel: “Ecossistemas de Inovação: Do Campo à Indústria 4.0”. “Entre as atrações de destaque da iniciativa estão demonstrações de impressora 3D, experiências com óculos de realidade virtual, palestras, cursos e workshops sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo”, detalha o engenheiro civl Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, diretor-presidente Idepplan.
Até quinta-feira estão previstas oficinas de robótica com o Sesc, mostra de projetos inovadores, painéis com especialistas e lideranças locais, além do Ideathon, um desafio de 24 horas onde alunos e profissionais vão cocriar soluções para os desafios de Apucarana. As vagas para o Ideathon, que acontecem na quarta e quinta-feira (16 e 17).
MARILÂNDIA DO SUL
A Carreta da Inovação também passar por Marilândia do Sul, onde as ações acontecem na R. Silvio Beligni, 424. Com duas unidades itinerantes equipadas com sala de aula, computadores, internet via satélite e estrutura multimídia, a carreta continuará percorrendo o Estado em 2025, oferecendo capacitação em robótica, inteligência artificial e transformação digital.