CIDADES

min de leitura - #

Cemsa resgata vinte cachorros em situação de maus-tratos

Da Redação

| Edição de 15 de julho de 2025 | Atualizado em 15 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vinte cães em situação de maus-tratos foram resgatados na manhã de ontem pelo Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) e Guarda Civil Municipal (GCM) em Apucarana. Os animais estavam em uma residência do Núcleo Habitacional João Paulo. Duas pessoas foram detidas e encaminhadas para a delegacia da Polícia Civil.

A operação foi coordenada pelo biólogo Fernando Felippe, coordenador do Cemsa, com apoio de uma médica veterinária e uma assistente técnica do órgão municipal. A operação de resgate foi realizada após de uma denúncia enviada a um deputado em Brasília, que acionou o centro municipal. O município já acompanhava também a situação.

Segundo a GCM, os animais estavam visivelmente desnutridos, em um ambiente repleto de sujeira, entulhos e fezes espalhadas por todos os cômodos.

Durante a abordagem, ainda conforme a CGM, a tutora dos cães e o irmão dela tentaram impedir a retirada dos animais, chegando a esconder alguns cães dentro da casa. Eles também ameaçaram os agentes envolvidos na ação. A mulher chegou a dizer frases, como “eu vou fazer você perder o seu emprego” e “eu conheço vários deputados e vou denunciar todos vocês”.

“Nós recebemos uma denúncia aqui no Cemsa e começamos a acompanhar essa mulher. Nós a ajudamos com um pacote de ração que ia durar uma semana e demos esse prazo para que ela conseguisse resolver a situação. Infelizmente, hoje chegamos lá e os problemas de maus tratos não foram sanados e foi preciso recolher os animais e encaminhar os moradores para a delegacia”, explica Fernando Felippe.

Segundo ele, cães foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário. Os animais serão levados na sequência para o Cemsa. A tutora tem 10 dias para recorrer. Depois desse prazo os animais já estarão disponíveis para adoção.

A tutora e o irmão dela foram detidos e encaminhados a 17ª Subdivisão Policial (SDP).