O Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) anunciou que o funcionamento do comércio na cidade seguirá normalmente durante a semana de Carnaval. Segundo o sindicato, as lojas abrirão em horário habitual, das 9h às 18h, tanto na segunda-feira (3) quanto na terça-feira (4). A decisão, que segue a orientação de anos anteriores, entretanto, divide o varejo.
Conforme o Sivana, o comércio funcionará normalmente, pois a terça-feira de Carnaval não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. Dessa forma, cada município poderá definir o funcionamento do comércio conforme sua realidade econômica e acordo entre empresários e funcionários.
O Sivana também informou que os trabalhadores que atuarem na terça-feira terão direito a um dia de folga posteriormente. A entidade reforça que a medida busca manter o ritmo do comércio e atender à demanda dos consumidores durante o período festivo.
A presidente do Sivana, Aída Assunção, ressalta que o empresário tem o direito de decidir se abrirá ou não o seu estabelecimento, mas espera que inúmeros estabelecimentos funcionem durante a semana de Carnaval. “A gente deseja que bastante empresas abram porque assim o comércio será mais forte”, disse. O Sivana não soube informar o percentual de empresas que abriram no mesmo período do ano passado, mas afirma que as lojas associadas vão atender normalmente durante a semana.
O estabelecimento de Cleide Santos, sócia-proprietária de uma loja de roupas femininas, abrirá normalmente na segunda-feira, mas fechará na terça-feira de Carnaval. Ela justifica que a empresa já procede dessa maneira desde que foi inaugurada. Mesmo com um dia de trabalho a menos, a empresária está otimista e aposta em uma semana movimentada com aumento nas vendas.
“Muitas pessoas aproveitam o feriado e vem para a cidade visitar os parentes. Agora que a cidade estará movimentada. Será uma ótima oportunidade para vender”, confia.
A loja de roupas femininas da empresária Claudete Ferreira da Silva também estará fechada na terça-feira. Segundo ela, fevereiro iniciou com vendas fracas e a tendência é a movimentação cair nesta semana de carnaval. A empresária participou de uma votação em um grupo de WhatsApp formado por comerciantes da cidade. “Apenas cinco votaram em abrir e 41 votaram para não abrir”, relata.
A empresa de materiais para construção de Luiz Antônio Bovo também seguirá o mesmo cronograma, com portas fechadas no dia 4 de março. “Vamos manter dessa maneira, talvez no próximo ano possamos abrir também na terça”, considera.
Para o empresário Luiz Bellan, dono de uma loja de autopeças, abrir na terça-feira torna-se inviável. “O comércio sempre foi fechado na terça-feira de Carnaval. Não adianta abrir, porque a maioria estará fechada. Mas atenderemos nos outros dias normalmente, até porque no nosso segmento o transporte não para. O pessoal que está circulando pode precisar da oficina e estaremos atendendo”, afirma.
A reportagem também ouviu outras empresas como concessionária, autoelétrica, loja de materiais para construção que também não abrirão na terça-feira de Carnaval.