Ivaiporã está mais perto de ganhar um novo espaço de lazer. O novo Parque Ambiental do Jardim Guanabara II, que vai ocupar uma área de 77 mil metros quadrados, está com todas autorizações necessárias aprovadas. O projeto inclui a construção de uma barragem para criação de um lago artificial que será dotado de estrutura de lazer e o anúncio das aprovações foi feito nesta sexta-feira pelo prefeito Carlos Gil (PSD).
O projeto, segundo o prefeito, vai transformar uma grande área de taboal em um espaço de lazer e preservação ambiental e segue agora para a execução das obras.
“Agora tudo está pronto para iniciar. O primeiro passo foi concluir os levantamentos e elaborar o anteprojeto. Depois, pedimos a viabilidade ao IAT. Não poderíamos investir sem ter essa aprovação. É bastante burocrático, vencemos todas as fases e agora com a autorização para começar as obras”, explicou Gil.
Com as licenças aprovadas, o projeto entra na fase de execução. A construção do parque inclui, entre outras etapas, o trabalho de drenagem do terreno, que foi iniciado nesta semana. “É uma área com bastante água embaixo que é coberto por taboal. O solo aqui é bem complicado. Não conseguimos construir sem fazer a drenagem primeiro. Depois, a água será escoada pelo rio e, em seguida fazer a barragem em volta. A ideia é garantir que o terreno fique adequado para as próximas etapas da obra”, explicou o prefeito. Ele também destacou que será realizada a recuperação das minas no local, visto que terreno é rico nesse tipo de recurso natural.
O parque está localizado no Jardim Guanabara II e sua proximidade com a Avenida Maranhão vai facilitar o acesso dos moradores. “A ideia é integrar o parque à cidade. Ele ficará em uma região muito boa, que conecta com outros bairros e ruas da cidade, facilitando o acesso da população”, ressaltou o prefeito.
Segundo Bruno Montoro, secretário de obras, a área total do parque será de 77 mil metros quadrados, e o local contará com diversos atrativos. Além do lago que será formado no terreno, terá uma prainha, que é um pedido da população, uma pista para caminhadas que terá 1.200 metros de extensão – maior que a pista do Jardim Botânico e plantio de árvores, incluindo pinheiros.
Montoro reforçou que o projeto está focado em atender à comunidade e melhorar a qualidade de vida da população. “O parque será um espaço para caminhadas, esportes e lazer. Com isso, estimularemos a saúde e o bem-estar de todos”, destacou. A previsão é de que as obras sejam concluídas em até dois anos.