CIDADES

min de leitura - #

Prefeito eleito anuncia correção de faixas de pedestres no centro

Da Redação

| Edição de 21 de novembro de 2024 | Atualizado em 21 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito eleito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), anunciou ontem que vai determinar assim que assumir a administração municipal a correção das faixas de pedestres da Rua Ponta Grossa, no centro da cidade. Pintada em março deste ano, a sinalização viária está em desacordo com a legislação de trânsito e gerou polêmica.

Ele afirmou, em entrevista ao TNOnline, que a medida é uma das 100 ações que ele pretende colocar em prática nos primeiros 100 dias de governo.

Segundo o prefeito eleito, a sinalização não está de acordo com as normas de trânsito vigentes. “Pode ter em outros países, mas no Brasil não tem. Ela não é regular e não está prevista no ordenamento legal. Tem um documento que diz como essa sinalização de trânsito no Brasil e ela (faixa de pedestre) não está prevista. Nós vamos fazer a faixa de trânsito de pedestre na Ponta Grossa como a lei brasileira manda fazer”, disse.

Ele afirma que, neste caso, o investimento é pequeno. “Essa ação vai custar dez latas de tinta preta provavelmente. É uma pena, um desperdício. Vai ter que fazer”, disse.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) já havia alertado à Prefeitura que as faixas de pedestres implantadas nos cruzamentos da Rua Ponta Grossa, em Apucarana, eram irregulares.

Segundo o órgão, são dois tipos de faixas de pedestres permitidas: a zebrada e o tipo paralela. “Desta forma, esclarecemos que a sinalização horizontal instalada na região central de Apucarana-PR está em desacordo com a legislação de trânsito vigente”, informou o Senatran após analisar fotografias de Apucarana na época. A correção também foi solicitada pelo Conselho Estadual de Trânsito.

Rodolfo explica que a ‘Agenda 100’ prevê, como o nome diz, 100 ações, desde simbólicas, como da faixa de pedestres, até outras mais importantes em várias áreas, incluindo segurança pública. Ele afirma que pretende investir de R$ 7 milhões a R$ 8 milhões no orçamento de 2025 para cumprir a Agenda 100. “ A gente está encontrando esse dinheiro, resolvendo a questão do orçamento, dos excessos que tem de gastança na prefeitura para sobrar esse dinheiro”, completou.