Secretários de saúde dos 17 municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde participaram ontem de uma reunião com equipe técnica do Hospital Norte Paranaense (Honpar). O objetivo foi orientar e apresentar a relação de profissionais que realizam ambulatório de consultas especializadas no Honpar, para agendamento em consultas pelo Sistema CARE – GSUS, visando agilizar as cirurgias pelo Opera Paraná.
O enfermeiro Leandro da Silva, do Honpar, explica que o foco é evitar transtornos com os pacientes. “Solicitamos a atenção de todos no momento do agendamento, para evitar que os pacientes retornem ao município de origem, sem o devido atendimento”, explica Silva.
O diretor da 16ª Regional, Lucas Leugi, disse que estas reuniões são realizadas a cada mês, como forma de orientar os secretários de saúde e suas assessorias, na forma de um tira dúvidas sobre os critérios de agendamento de consultas, exames e cirurgias.
Ele reiterou que a Regional de Saúde é a casa dos secretários de saúde na região. “Estamos cumprindo as orientações de garantir um atendimento adequado e desburocratizar todos os processos, permitindo redução nas filas, principalmente, das cirurgias eletivas, ou seja, daquelas que não são emergenciais, sendo realizadas pelo Programa Opera Paraná”, assinala o diretor.
O Honpar atende atualmente cerca de 12 mil pacientes por mês desta região. “Esse diálogo é muito produtivo visando organizar o atendimento, discutindo o fluxo com os secretários municipais de saúde”, avalia Leandro Silva.