POLÍTICA

min de leitura - #

Ivaiporã é a 14º no PR em população com nível superior

Da Redação

| Edição de 04 de abril de 2025 | Atualizado em 04 de abril de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ivaiporã figura entre os 15 municípios do Paraná com maior percentual de pessoas com ensino superior completo. Segundo dados do Censo Demográfico 2022: Educação – Resultados Preliminares da Amostra, divulgados pelo IBGE, 19,9% da população adulta do município têm ensino superior.

O índice coloca Ivaiporã à frente de cidades como Paranavaí (19,64%), Umuarama (19,56%), Ponta Grossa (19,26%), Guarapuava (18,3%), Cianorte (18,3%), Apucarana (17,39%), Arapongas (16,54%), Cambé (15,99%), Rolândia (15,72%), Califórnia (14,75%), Pitanga (13,22%) e Jardim Alegre (11,35%).

O prefeito Carlos Gil comemorou a posição de destaque e atribuiu o resultado ao fortalecimento das instituições de ensino da cidade. “Por isso, sempre lutamos pelo fortalecimento dos Campi do IFPR e da UEM, e buscamos apoio dos nossos deputados Ademar Traiano [estadual] e Sérgio Souza [federal] para conquistar mais cursos e investimentos na área da educação”, afirmou Carlos Gil.

Segundo o prefeito, as instituições particulares também têm papel importante. “Com esse cenário, Ivaiporã realmente se transformou num polo universitário, beneficiando também os municípios vizinhos, que passam a ter mais acesso e oportunidade de atingir índices tão expressivos quanto os nossos”, acrescentou o prefeito.

O diretor do IFPR Ivaiporã, Ricardo Souza, ressaltou a atuação da instituição desde a formação básica até a pós-graduação. “Oferecemos cursos técnicos integrados ao ensino médio e também cursos superiores gratuitos em bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Os estudantes têm a chance de continuar os estudos na própria Rede Federal e saem preparados para aplicar o conhecimento no mercado de trabalho”, explicou Ricardo Souza.

Na avaliação de Eduard Ângelo Bendrath, diretor do Campus da UEM, a presença da universidade pública impacta positivamente na formação acadêmica da população. “A UEM desenvolve projetos de pesquisa e extensão e fortalece o desenvolvimento regional. Ivaiporã tem potencial para se consolidar como cidade universitária, com mão de obra especializada e preparada para os desafios do futuro”, concluiu Eduard Ângelo Bendrath.

Ivaiporã tem, ainda, duas instituições de ensino privadas, Fatec e Univale.