BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Beto Preto busca parceria com bispos

Da Redação

| Edição de 21 de setembro de 2023 | Atualizado em 21 de setembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Beto Preto busca parceria com bispos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou nesta quinta-feira de um encontro com líderes religiosos na Assembleia Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Cornélio Procópio. O evento teve como foco a conscientização da população paranaense sobre vacinação e, neste sentido, Beto Preto pediu apoio dos bispos para esta tarefa. De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal considerada ideal para vacinas como BCG, Covid-19 e Rotavírus é de, no mínimo, 90% do público-alvo, enquanto para os demais imunizantes do calendário vacinal, a meta é de 95%. Beto Preto entregou aos bispos exemplares das novas cadernetas de saúde do Idoso, da Gestante e da Criança, documentos com orientações para ajudar no diagnóstico de condições de saúde. 

Homenagem a Carlos Gil 

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), recebeu nesta quinta-feira uma homenagem surpresa durante a realização do II Congresso do Dia da Árvore. O prefeito fez aniversário ontem e recebeu da secretária municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, uma orquídea para celebrar a dupla data. Emocionado, o prefeito agradeceu e reforçou o compromisso com a preservação ambiental, uma das prioridades de sua administração, além de mencionar a conquista do certificado de Cidade Árvore do Mundo, conferida recentemente a Ivaiporã. “Com o aquecimento global e a crise climática, é imprescindível preservar o meio ambiente e os recursos naturais. É o que fazemos, disse.

Só três na audiência

Apenas três vereadores participaram da audiência pública realizada nesta quinta-feira na Câmara de Apucarana para discutir o tema “A lei brasileira de inclusão e as pessoas com deficiência”, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. São eles Rodrigo Recife (União Brasil), que representou o presidente do Legislativo professor Luciano Molina (PL), que estava dando aulas, Tiago Cordeiro de Lima (MDB) e Moisés Tavares Domingos (Cidadania). Em contrapartida estiveram presentes vários secretários municipais, entre eles Danylo Acioli, de Assuntos Estratégicos, que representou o prefeito Junior da Femac (PSD).

Novo procurador do Estado

O governador Ratinho Junior (PSD) já definiu o nome do novo Procurador-Geral do Estado (PGE), mas a nomeação só deverá ser assinada em outubro. O nome já acertado é o de Luciano Borges dos Santos, atual diretor-geral da Casa Civil. O anúncio oficial estava marcado para esta semana, mas como o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, pegou uns dias de férias, coube a Luciano a tarefa de ocupar interinamente a Casa Civil. Com isso, o decreto de nomeação foi adiado para o mês que vem. O substituto de Luciano Borges dos Santos na Casa Civil ainda é uma incógnita. Um nome bem comentado pelos corredores do Palácio Iguaçu é de Maiquel Guilherme Zimann, atual diretor de Regulação Econômica da Agepar.

Mais 70 cargos no CNJ

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei 14.687, de 2023, que cria 20 funções comissionadas de nível FC-6, 20 cargos de analista judiciário e 50 cargos de técnico judiciário no quadro de pessoal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), instituição pública que visa aperfeiçoar o trabalho do Judiciário, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual. A lei foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira e já entra em vigor. A norma teve origem no projeto de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) e aprovado em agosto no Congresso sob a relatoria do senador Weverton (PDT-MA).