BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Convenções à vista

Da Redação

| Edição de 11 de julho de 2024 | Atualizado em 11 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Convenções à vista

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o prazo inicial dobrando a esquina, por assim dizer, os partidos que vão disputar as eleições de outubro começam a marcar as datas das convenções municipais. Em Arapongas, o PL do atual vice-prefeito Jair Milani, que vai concorrer para prefeito, marcou uma mega convenção para o dia 21 de julho, um dia depois da abertura do prazo autorizado pela lei eleitoral. Além do PL, integram a convenção todos os  partidos da base: Avante - do pré-candidato a vice Guto Grassano, PMN e MDB. Milani e Grassano já estão com esquema definido desde maio, quando do anúncio da pré-candidatura, e não têm porquê empurrar a convenção para perto do prazo limite, 5 de agosto. Já em Novo Itacolomi, a convenção do PSD, partido do prefeito Moacir Andreolla, marcou convenção para 30 de julho. Na ocasião será confirmado como candidato a prefeito o empresário João Pedro Magon.

Beto e as emendas

Apesar de ter emendas rejeitadas – foram 19 apresentadas -, o deputado federal Beto Preto comemorou, em parte, o trâmite da reforma tributária aprovado na noite de anteontem na Câmara Federal, uma vez que o texto final da lei complementar sofreu alterações que acabaram por contemplar a redução da tributação da saúde suplementar, a principal preocupação do deputado. Segundo Beto, o aumento anual de R$ 2,65 bilhões previsto para o setor caso o texto não sofresse alterações caiu pela metade. “É uma vitória parcial, pois é R$ 1,3 bilhão a mais de arrecadação por ano de um setor que já é supertaxado”, analisa o deputado, que afirma que luta vai continuar no Senado.

Miguel se diz apto 

 O pré-candidato a prefeito de Ivaiporã Miguel Amaral (Podemos) já prepara defesa junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) após ter seu nome incluso no rol dos agentes públicos com contas desaprovadas. O caso está com o advogado Rodrigo Teixeira, que é especialista na matéria, e afirmou estar surpreso. Segundo o advogado, a inclusão decorre de um processo de 2019, onde, além de Miguel Amaral, também estão citados os ex-prefeitos Luiz Carlos Gil, Celio Pereira, Cyro Fernandes Correia Júnior e o Município de Ivaiporã. O processo, inclusive, diz ele, já tem acórdão e afasta qualquer possibilidade de inelegibilidade do ex-prefeito Miguel Amaral, que está apto para disputar as eleições.

Ação de inconstitucionalidade

O Partido do Trabalhadores (PT) ingressou ontem com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a Corte considere inconstitucional o projeto de lei que terceirizou a administração das escolas públicas no Paraná no mês passado. A ação é assinada pela presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, atendendo a parlamentares do Paraná. Segundo o deputado Arilson Chioratto, presidente do PT no Paraná, a Lei 22.006/2024 incorre em violações à Constituição Federal, de cunho formal e material, que abrangem desde o desrespeito à competência legislativa da União Federal e o devido processo legislativo. As consultas à comunidade escolar das unidades selecionadas iniciam em novembro.

Ney Leprevost fortalecido

Após viagem nesta semana para Brasília, onde foi recebido pelos mandachuvas do partido, Ney Leprevost (União Brasil) teve papel de pré-candidato à prefeitura de Curitiba reforçadíssimo. A capital paranaense se tornou estratégica para o partido, que começa a traçar planos para as eleições majoritárias, tendo em vista o posicionamento do senador Sergio Moro, que é o ‘frontman’ da legenda, em disputar o governo do Estado. Colunistas da capital especulam, inclusive, a possibilidade de Rosângela Moro ser anunciada como vice de Leprevost. A esposa do senador e deputada federal pelo estado de São Paulo,como se sabe, alterou com sucesso seu domicílio eleitoral para o Paraná.