BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Ratinho Jr. bem cotado para presidente

Da Redação

| Edição de 13 de outubro de 2023 | Atualizado em 13 de outubro de 2023
Imagem descritiva da notícia Ratinho Jr. bem cotado para presidente

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Incluído pela primeira vez numa pesquisa presidencial como eventual candidato do PSD à Presidência da República, o governador do Paraná, Ratinho Junior, desbanca outros candidatos que já concorreram ao Palácio do Planalto, como Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). A pesquisa foi publicada pelo Instituto Paraná Pesquisas e revela o desempenho do governador em diversos cenários. Em um deles, Ratinho Junior aparece na segunda colocação com 12,8% atrás do presidente Lula (PT), com 37,7%. Em outro cenário, o governador aparece com 4,6% de intenção de votos à frente do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 2,1%. O levantamento foi feito em todos os estados e o Distrito Federal, entre os dias 29/9 e 3/10 e a margem de erro é 2,2 pontos percentuais.

Garcia vai a julgamento 

A Câmara de Apucarana realiza sessão ordinária nesta segunda-feira, às 16 horas, conforme horário regimental. Além das matérias contidas na ordem do dia, o Legislativo também vai analisar e votar parecer final da Comissão Processante que investiga suposta prática de xenofobia do vereador Toninho Garcia (União Brasil), que na sessão do dia 14 de agosto disse que “os nordestinos não gostam muito de trabalhar”. O parecer da comissão, que ainda não foi revelado, deve indicar se o vereador tem que ter o mandato cassado ou apenas advertido ou apenas suspenso por determinado período.

Nota de pesar

O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac (PSD), emitiu nesta sexta-feira nota de pesar pelo falecimento do empresário Sussumu Kurahashi. Aos 72 anos, Kurahashi lutava contra um câncer e faleceu durante internamento em Londrina. “Externo aos familiares o meu sentimento de profunda tristeza. Que Deus fortaleça todos neste momento tão difícil, de despedida. Kurahashi, como filho de pioneiros, sempre incentivou a preservação da cultura e costumes da colônia nipônica em meio à sociedade apucaranense, além de ter sido um empreendedor de sucesso”, disse o prefeito Júnior da Femac. Kurahashi também era membro do Conselho Deliberativo da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea). 

Mais réus do “golpismo”

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou virtualmente nesta sexta-feira os julgamentos de mais oito envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. O ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos, abriu os votos e defendeu as condenações de todos os réus, que estão presos preventivamente. São eles Raquel de Souza Lopes (Joinville-SC), Felipe Feres Nassau (Brasília-DF), Cibele Mateos (São Paulo-SP), Charles dos Santos (Serra-ES), Orlando Ribeiro Junior (Londrina-PR), Gilberto Ackmermann (Balneário Camboriou-SC), Fernando Feitosa (São Paulo-SP) e Fernando Marinho (Nova Iguaçu-RJ).

Dança erótica cara

O Ministério da Saúde gastou pelo menos R$ 973.173,14 para organizar o evento “Em Prosa – 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil”, ocorrido em Brasília nos dias 4 a 6 de outubro. O encontro foi criticado graças ao vídeo de uma dançarina fazendo uma performance de dança erótica no centro do palco ao som do hit Batcu, da drag queen Aretuza Lovi. Os gastos constam de documentos internos da pasta obtidos pelo Estadão. O evento gerou fortes críticas da oposição. Nas redes sociais, grupos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegaram a promover a hashtag “Viva o CUS” como forma de ironizar o episódio.