CIDADES

min de leitura - #

80 ANOS DE FÉ

Da Redação

| Edição de 07 de dezembro de 2023 | Atualizado em 07 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia 80 ANOS DE FÉ

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que veio a se tornar a Catedral da Diocese de Apucarana, completa 80 anos de existência nesta sexta-feira. A data será festejada com a reinauguração do Parque da Redenção, com missa presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos José de Oliveira às 16 horas. A solenidade também marca o início das celebrações alusivas aos 60 anos da Diocese de Apucarana.

De acordo com o historiador da diocese, padre José Roberto Rezende, a paróquia foi criada em 8 de dezembro de 1943 mediante decreto assinado pelo bispo diocesano de Jacarezinho - sede da diocese a que Apucarana pertencia - Dom Ernesto de Paula. Na época, a paróquia era responsável por uma área que onde hoje estão os municípios de Apucarana, Novo Itacolomi, Cambira, Jandaia do Sul, Marumbi, Kaloré e São Pedro do Ivaí. “A paróquia é mais antiga que o município”, destaca o padre.

A data, segundo Rezende, é significativa uma vez que coincide com a primeira missa na cidade, realizada seis anos antes onde atualmente está o Platô da Praça Ruy Barbosa (ver linha do tempo). Oito de dezembro também tem um significado religioso, pois marca a proclamação do dogma de Nossa de Senhora Imaculada Conceição pelo papa Pio IX o que Resende classifica como uma “santa coincidência”. O dogma da Igreja Católica afirma que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o momento de sua concepção. E uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria é Nossa Senhora de Lourdes.

O decreto de criação da saiu em dezembro, mas a paróquia só foi instalada em 18 de março do ano seguinte. “Quando a paróquia foi criada, havia uma capela de madeira. A estrutura foi erguida em 1941 onde atualmente está a estátua do Ruy Barbosa. Naquela época nem se sonhava com asfalto e calçamento. A cidade estava começando”, conta Rezende.

Com o desenvolvimento da cidade, a capela ficou pequena e surgiu o projeto da construção de uma nova igreja, que demorou quase 20 anos para ser concluída e que hoje é um dos símbolos do município de Apucarana.

O cura da catedral, padre Marcos Donizete Bertanha, analisa que nestes oitenta anos a sociedade apucaranense mudou muito, mas a fé permanece intensa. “É interessante perceber como essa dimensão da fé nos acompanha desde o início e perpassa todo esse tempo até agora sempre com muita intensidade. Essa data marca realmente a vida dos fiéis. Nesses 80 anos o contexto social mudou muito, mas o elemento da fé permanece com bastante intensidade e de forma genuína. Percebo isso pela quantidade de pessoas que passam diariamente pela catedral”, destaca.

Segundo Bertanha, por dia mais de 200 pessoas frequentam as missas, fora os fiéis que procuram confissão. “As missas são sempre concorridas. De manhã ao abrir tem muita gente e até a hora de fechar tem que pedir licença para os fiéis. Assim a gente percebe o quanto é preciosa”, afirma.

Após quase 10 anos de reforma. parque ganha novos atrativos

O padre Marcos Donizete Bertanha, pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, destaca que a programação em comemoração aos 80 anos da paróquia coincide com a celebração dos 60 anos da Diocese de Apucarana, que fará aniversário em novembro de 2024.  

Já a reinauguração do Parque da Redenção, que será realizada hoje, coincide com o aniversário da paróquia. Localizado no Distrito do Barreiro, o espaço ecológico-religioso passou por uma reforma que durou quase 10 anos e reúne vários atrativos religiosos.

Além de intervenções para o controle da erosão na área, os investimentos contaram com a construção da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que é uma representação da Gruta de Massabielle, localizada na cidade de Lourdes, França, e a reforma de imagens que retratam da Via Sacra.

“A ideia da gruta surgiu por ocasião do aniversário de 50 anos da Diocese de Apucarana por meio de um núcleo de fiéis da catedral que pensaram em fazer uma gruta. Agora o parque vai receber muitos fiéis, que vão encontrar ali um momento de oração, de encontro com Deus e de espiritualidade”, destaca o padre.

De acordo com Bertanha, as comemorações alusivas ao ano jubilar da Diocese de Apucarana começam com a 5ª Romaria Diocesana, que acontecerá no dia 4 de fevereiro de 2024, no Ginásio do Lagoão em Apucarana.