CIDADES

min de leitura - #

Agronegócio terá incentivo

Agência Estadual de Notícias

| Edição de 10 de janeiro de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Criar condições para o fortalecimento do agronegócio e ampliar o atendimento às famílias de produtores rurais mais vulneráveis estão entre as principais metas da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento para 2016. O secretário Norberto Ortigara ressalta que uma das medidas para fortalecer o setor será a conquista, pelo Paraná, da condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, o que abrirá portas para intensificar a exportação de carnes e derivados e criar muitos empregos no Estado. O secretário diz que a vacinação de maio de 2016 poderá ser a última.

Imagem ilustrativa da imagem Agronegócio terá incentivo

Já o atendimento aos produtores mais vulneráveis se dará com incremento de ações de apoio técnico e recursos financeiros para estruturar a capacidade de produção da propriedade, abrangendo cerca de 5.600 famílias que vivem no meio rural inscritas no Cadastro Único, no Estado.

Uma grande ação é planejada nos programas de Segurança Alimentar e Nutricional, com a aplicação de R$ 22 milhões em recursos do Fundo de Combate à Pobreza, criado pelo governador Beto Richa e aprovado na lei 18573 de setembro/2015. “Vamos nos empenhar com essas ações, que atingirão realmente as pessoas mais carentes e que precisam da ajuda do Estado”, diz Ortigara.

O secretário destaca, ainda, a implementação de ações do programa Pró-Rural em áreas de microbacias, para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável e conservação dos solos e água, que é um patrimônio de todos. Também está prevista a compra, pelo Estado, de nove patrulhas do campo - conjuntos de máquinas, caminhões e implementos para conservação e adequação de estradas nos 131 municípios atendidos pelo Pró-Rural na área do Centro Expandido, que passa pela região Central do Estado, parte do Norte Pioneiro até o Vale do Ribeira,

Em 2015, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento concentrou esforços nos pagamentos de obras e serviços que estavam pendentes com as prefeituras municipais. Foram pagos um total de R$ 29,3 milhões entre obras e ações realizadas em 2015.