Mais de 1,4 mil pessoas foram vacinadas contra covid, sendo 1.069 com a dose de reforço, neste final de semana em Apucarana. Os números são comemorados pelo prefeito Junior da Femac e pelo secretário municipal de saúde, Emídio Bachiega, que se mobilizaram na sexta-feira, através dos meios de comunicação, alertando a população.
“Felizmente as pessoas entenderam a gravidade da situação. Os boletins diários da Autarquia Municipal de Saúde apontam que de cada 10 óbitos provocados pela Covid-19 neste ano na nossa cidade, 9 eram de pessoas que não tomaram a dose de reforço. Vimos a necessidade de alertar os apucaranenses e a procura pela terceira dose foi grande neste sábado e domingo. Esperamos que essa tendência se mantenha. Temos vacina suficiente tanto para os adultos como para as crianças”, assegura Junior da Femac.
Emídio Bachiega enfatiza que a vacinação contra a Covid está à disposição da população de domingo a domingo, no Complexo Esportivo Lagoão, de 8h30 às 17 horas. Na sexta-feira, apenas 39% do público apto para receber a dose de reforço em Apucarana, que é de 104.229 pessoas acima de 18 anos, tinham se vacinado. Fechamos o domingo com 46.296 apucaranenses com as 3 doses de proteção para o novo coronavírus, o que corresponde a 44,4%”, informa Bachiega.
O prefeito destaca a poucos dias do Carnaval, o que vai gerar maior circulação das pessoas e do novo coronavírus. “Se protejam antes do Carnaval. Tome a dose de reforço o quanto antes”, conclama o Junior da Femac.
MAIS UM ÓBITO
Ontem, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou um óbito e 180 casos de Covid-19. O paciente é um homem de 58 anos, acamado, com diabetes e hipertensão. Ele recebeu duas doses da vacina contra a Covid-19, sem registro da dose de reforço.