CIDADES

3min de leitura - #

Apucarana lidera na geração de vagas de emprego na região

Adriana Savicki

| Edição de 21 de abril de 2018 | Atualizado em 20 de abril de 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

O bom desempenho da indústria ajudou a colocar Apucarana na liderança da geração de empregos em março na região. Entre admissões e demissões, foram criadas 133 novas vagas de trabalho com carteira assinada no município no mês passado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados ontem. Nos cinco maiores municípios da região, março encerrou com saldo positivo de 171 vagas.


A indústria foi o setor com melhor resultado em Apucarana. Foram criadas 118 novas vagas. O comércio aparece na sequência, com geração de 24 empregos, seguido da área de serviço (18). O pior saldo é do setor de construção civil, que fechou com corte de 26 vagas. Apesar do bom desempenho de março, depois de dois meses de perdas, o município fecha o trimestre com saldo negativo de 139 vagas.
Arapongas também encerrou março com mais empregos. Foram geradas 39 vagas. No município, a indústria também somou a maior abertura de postos de trabalho (48), seguida do comércio (17). O setor de agropecuária liderou no fechamento de vagas, encerrando 21 postos de trabalho. No acumulado do ano, o município soma 293 novos postos de trabalho.
Em Jandaia do Sul, a geração de vagas foi tímida em março (8). No trimestre, são 67 postos de trabalho fechados. Já os municípios de Ivaiporã e Faxinal mais perderam que criaram empregos em março, com salto negativo de 7 e 2 vagas, respectivamente.  No trimestre, Ivaiporã encerrou com saldo negativo de 30 bagas e Faxinal de 40.

PARANÁ
O Paraná abriu 26.017 vagas com carteira assinada de janeiro a março. Somente em março foram geradas 6.514 vagas, o quarto melhor resultado do País, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
“O Paraná manteve a trajetória de recuperação do mercado de trabalho tanto no mês como no acumulado do ano. Em março, cinco dos oito principais setores econômicos tiveram saldo positivo, com destaque para o de serviços”, disse Alexandre Chaves, economista da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.
No estado, o setor de serviços liderou na  criação de vagas com 4.059 vagas somente no mês passado. A indústria de transformação foi o segundo setor com melhores resultados, com 2.671 postos. No Brasil, foram criados 56.151 novos postos de trabalho em março. (COM AEN)

VEJA MAIS