CIDADES

min de leitura - #

Caminhada da fé: peregrinos vão percorrer 90 km até santuário de Santa Rita

Da Redação

| Edição de 17 de maio de 2024 | Atualizado em 17 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Caminhada da fé: peregrinos vão percorrer 90 km até santuário de Santa Rita

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um grupo de fiéis de Apucarana saiu na madrugada desta sexta-feira (17) em peregrinação rumo ao Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli. No total, 71 romeiros irão caminhar aproximadamente 98 quilômetros. A previsão de chegada na cidade considerada a capital da fé no Paraná é na manhã de domingo (19), por volta das 10 horas.

O Santuário celebra a festa da padroeira de Lunardelli com a tradicional novena, que neste ano completa 30 anos. De acordo com o padre Gabriel Begalli, são esperados mais de 30 mil romeiros para comemorar a santa das causas urgentes e impossíveis. Entre eles, estão os apucaranenses Dyonatan Maicon Araújo, de 32 anos, e o estudante Ian Felipe de Carvalho, de 20.

Os primos fazem parte da Paróquia Cristo Sacerdote, na Vila Shangri-la, em Apucarana, e essa não é a primeira vez que a dupla faz a caminhada de fé. Dyonatan, que é torneiro mecânico, está no seu terceiro ano de peregrinação. Ele passou por dificuldades na vida e, após superá-las, fez uma promessa de que, enquanto pudesse ir, caminharia todos os anos até Lunardelli. “Fiz um propósito de vir enquanto puder e junta também com as graças recebidas durante todo o ano”, explicou.

Já o jovem Ian contou que esse é seu segundo ano caminhando até a Capital da Fé. “É uma caminhada santa e levo algumas intenções pelo caminho. Peço pela minha família, pelos meus estudos e para Deus iluminar o meu caminho”, refletiu. O estudante disse em entrevista à reportagem que a peregrinação é uma experiência única para aprender novas coisas que poderão ser levadas para a vida. “Assim como no ano passado”, relembrou.

O tradicional “Grupo do Alfredo” saiu de Apucarana por volta das 4 horas desta sexta. Durante as dezenas de quilômetros, os peregrinos contam com a ajuda de carros de suporte, que levam água e comida. Ian detalhou que eles também são ajudados por diversos voluntários. Na manhã desta sexta, uma moradora de Jandaia do Sul abriu sua casa para que o grupo pudesse descansar.

“Na volta tem um ônibus ou então algum familiar vai buscar”, informou o estudante sobre o retorno para Apucarana após as celebrações de domingo no Santuário Santa Rita de Cássia. (ANA QUIMELO)