Mostrar que é possível preparar receitas saudáveis, acessíveis e saborosas com os alimentos que compõem o cardápio escolar. Esse é o propósito do “Delícias da Escola”, programa criado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).
Desde o início do programa, em junho de 2024, já foram produzidas quase 80 receitas, como doce de quirerinha, farofa d’água, polenta com fortaia, maionese de inhame, escondidinho de canjica, patê de ovo, torta salgada com ricota e soro de leite, barreado, feijoada poveira e macarronete.
A proposta, conforme explica a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, é incentivar o uso integral dos alimentos, diversificar o cardápio e tornar as refeições mais atrativas para os estudantes da rede estadual. “A alimentação escolar evoluiu muito, tanto na quantidade quanto na variedade dos alimentos. Unir nutrição e sabor é fundamental, porque além de ser essencial para o desenvolvimento dos alunos, a comida também tem esse lado afetivo”, destaca.
A nutricionista do Fundepar Paloma Isfer, que apresenta os vídeos do “Delícias da Escola”, explica que as receitas são pensadas para unir valor nutricional e praticidade, e também para ensinar algo novo, seja uma forma de preparo, uma técnica de cozinha ou um corte diferente. Todas as receitas do “Delícias da Escola” estão disponíveis no site e nas redes sociais do Fundepar.