COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Sessão Itinerante na Acia

Arte Final

| Edição de 24 de novembro de 2025 | Atualizado em 24 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana emendou três sessões na sequência ontem. Após a realização de duas extraordinárias, que se estenderam até o início da noite, os parlamentares seguiram para sede da Acia. A sessão itinerante foi acompanhada por um grande número de empresários. Além do assunto tributos, os vereadores também tocaram em pontos sensíveis para o empresariado. O presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB) citou os problemas de segurança e a série de furtos com envolvimento de pessoas em situação de rua. Ele também fez um alerta em relação à superlotação do Minipresídio. “Hoje temos 458 presos em uma unidade com capacidade para 80. Isso é uma bomba relógio no centro da cidade”, destacou o vereador, acrescentando a necessidade de implantar um programa de ressocialização na unidade. “O governador Ratinho Jr tem feito isso em Rio Bonito do Iguaçu”, destaca.

Novos cargos

Além de extinguir cargos, o projeto de lei do Executivo de Apucarana aprovado ontem também criou novas funções no organograma do serviço público. O projeto criou oito cargos de administrador e quatro de economista. Líder do prefeito na Câmara, o vereador Moisés Tavares (PP) destacou o fato de o município ainda não contar com esses profissionais no quadro de servidores concursados. “Talvez se tivéssemos administradores e economistas não estivéssemos com essa dívida bilionária sendo cobrada”, destacou o vereador, acrescentando que Apucarana é referência na formação desses profissionais por manter, por décadas, uma universidade pública voltada à área.

Na Agepar

O vereador Pablo da Segurança (Cidadania) participou das sessões de ontem da Câmara de Apucarana de modo online. O vereador tinha agenda na Capital, onde foi recebido também pelo diretor-presidente da Agepar, Rubens Bueno, para tratar de demandas envolvendo a Sanepar. Outra discussão em pauta é a regularização do fundo de saneamento, dispositivo que garante o repasse de 1,5% da tarifa de água e esgoto para investimentos municipais. Segundo o vereador, a regulamentação depende de formatação de projeto de lei, em andamento no Executivo. Pablo também foi recebido pelo secretário do Trabalho, Paulo do Carmo.

Parceria com Honpar

O prefeito Rafael Cita (PSD) assinou ontem com a Faculdade Honpar um Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). Na prática, o documento formaliza um convênio que permite a utilização da rede pública de saúde de Arapongas para auxiliar nos processos de ensino, mediante o recebimento de contrapartidas, que podem ser melhorias como reformas, pinturas e móveis. Duas UBS do município já estão recebendo algumas dessas melhorias, como móveis e equipamentos. “Esta parceria só vem a fortalecer ainda mais a rede de saúde do município em benefício tanto da população quanto dos alunos e profissionais da faculdade”, comenta o prefeito.

Beto em Califórnia

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou no final de semana um investimento de R$ 1,3 milhão para Califórnia. O secretário participou das comemorações dos 71 anos do município e confirmou a construção de uma nova Clínica de Fisioterapia. “Tenho uma dívida com Califórnia, trabalhei aqui no início da minha carreira e lá em Curitiba podem contar comigo”, comentou o secretário. A clínica será construída dentro de um novo padrão adotado pela Secretaria de Estado da Saúde, que vem intensificando a descentralização e regionalização de serviços na rede. O projeto inclui infraestrutura e equipamentos.