CIDADES

min de leitura - #

Arapongas lança Campanha Setembro Verde

Da Redação

| Edição de 01 de setembro de 2022 | Atualizado em 01 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Arapongas lança Campanha Setembro Verde

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas abriu ontem as atividades da Semana da Pátria; momento de comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, e também o cronograma de ações da campanha “Setembro Verde” que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. 

A Semana da Pátria foi aberta pelo prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, junto do comandante da 7ª CIPM, major Israel Aparecido de Carvalho e, representando o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Apucarana (BIMec), 1º tenente, Agemir Augusto Pereira.

Em seguida, a prefeitura fez o lançamento oficial da campanha Setembro Verde, que reuniu diversos profissionais da saúde. Um extenso cronograma de palestras e capacitações vai ocorreu nos próximos dias. As ações são uma parceira da Prefeitura de Arapongas, Hospital Norte Paranaense – Honpar, Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Unopar e Sesa. 

A coordenadora geral da CIHDOTT, a enfermeira Elza de Lara Bezzera, abriu os trabalhos falando da relevância do movimento. “Fatalmente, algum de nossos familiares, em algum momento, vai contemplar uma lista de espera para o recebimento de algum órgão ou tecidos. Por isso, o Setembro Verde vem para conscientizar as famílias para que conversem sobre essa forma de doação. O nosso corpo é o que nós mais temos de sagrado, e decidir o que vamos fazer quando a morte chegar poderá ajudar tantas outras vidas. A chance de nós precisarmos de um órgão é quatro vezes maior do que a de sermos um doador. A prefeitura de Arapongas sempre tem apoiado essa iniciativa. E juntos, conseguimos dar passos positivos neste sentido”, disse. Bezzera também reforçou o cronograma de palestras e capacitações voltadas para os profissionais da saúde. 

Onofre foi presenteado com um broche; símbolo da causa. Ele também mencionou sobre a importância dos eventos. “Abrimos o mês de setembro com eventos marcantes. A semana da pátria simboliza a força e garra do povo brasileiro. Arapongas é uma cidade que segue firme graças ao apoio de cada um. Damos boas-vindas para a campanha que promove o amor ao próximo, a doação de órgãos e tecidos. A prefeitura é parceira nesta causa e está à disposição”, concluiu.