CIDADES

min de leitura - #

Arapongas leva consultas oftalmológicas às escolas

Da Redação

| Edição de 12 de maio de 2022 | Atualizado em 12 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Arapongas leva consultas oftalmológicas às escolas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma parceria entre as secretarias Saúde e Educação de Arapongas está levando atendimento oftalmológico para todas as escolas da rede municipal. O objetivo é garantir a saúde ocular dos estudantes, com a detecção precoce de problemas de visão.

Inicialmente os serviços são voltados para os alunos dos 5º anos que passam por triagem e exames feitos pelo especialista, o médico Renan Barbieri. Anteontem, as consultas aconteceram em três escolas: Duque de Caxias, na região do Campinho, Professor José de Carvalho, no Conjunto Tropical e Joarib Grillo, do Jardim Primavera. Foram atendidos cerca de 65 alunos. Desse total, 38 serão encaminhados para novas consultas.

Conforme o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, até o fim do ano, a previsão é atender mais de 1,5 mil estudantes dos 5º anos. “Estes são alunos que no ano que vem vão sair da rede e integrar a rede estadual de ensino. Por isso, priorizamos esses grupos em consenso com a Secretaria de Educação. Dentro da sala de aula, os estudantes passagem por exames que apontam o uso ou não de óculos. O objetivo é preservar a saúde ocular dos alunos, favorecendo na aprendizagem”, disse. Os procedimentos contam também a participação do gerente administrativo da Saúde, Alan Mazieiro.

Paludetto Jr, acrescentou que os estudantes das demais séries são monitorados pela Secretaria de Educação, e havendo a necessidade, são encaminhados para a Secretaria de Saúde para os atendimentos oftalmológicos.