CIDADES

min de leitura - #

Arapongas terá 2ª escola municipal cívico-militar

Da Redação

| Edição de 28 de outubro de 2022 | Atualizado em 28 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Arapongas terá 2ª escola municipal cívico-militar

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A rede municipal de Arapongas terá mais uma escola cívico-militar. A disciplina será adotada na Escola Municipal Alzira Horvatich, no Jardim Flamingos. O anúncio foi feito na noite de quinta-feira pelo prefeito Sérgio Onofre em reunião com pais, alunos, comunidade em geral e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre eles a secretária da pasta, Cristiane Rossetti. A instituição será a segunda do município a incluir a modalidade na grade curricular – a primeira delas foi a Escola Municipal Professora Maria Hercília Horácio Stawinsk, na região da Zona Sul. 

Seguindo os mesmos moldes, a disciplina cívico-militar vai atender os alunos do 1º ao 5º ano, a partir de 2023. “A metodologia tem dado resultados positivos e satisfatórios da região sul e agora a região leste também será contemplada. Toda a região do Flamingos merece investimentos de peso, com ações eficazes e de qualidade”, disse Onofre. 

A maioria dos pais e responsáveis aprovaram a implantação da disciplina na Escola Municipal Alzira Hortvatich. A novidade também foi celebrada pela equipe da Educação. “Isso prova o comprometimento da atual gestão com o ensino de qualidade. Ficamos entusiasmados com a novidade e temos certeza de que dará bons frutos aqui também”, disse a secretária Cristiane Rossetti.

O subtenente Antônio José da Silva, diretor disciplinar cívico-militar, falo sobre a metodologia. “Não estamos aqui para formar soldados e sim doutrinar dentro da filosofia militar, para que eles sejam disciplinados na escola e, em especial, em casa, considerando que os pais devem ser as primeiras autoridades a quem eles devem respeito. Formando cidadãos conscientes para viver em sociedade. Cuidaremos dos seus filhos como se fossem nossos”, incluiu.

INFORMAÇÕES

Os pais ou responsáveis pelos alunos receberão no momento da rematrícula o “Termo de Recebimento do Regimento Escolar”, onde devem assinar se estiverem de acordo com toda a metodologia e normas a serem aplicadas dentro da disciplina cívico-militar no Ano Letivo 2023. As informações serão encaminhas por meio de bilhete – junto ao material dos alunos. Além disso, um material impresso, o “Manual do Aluno”, também será encaminhado, contendo regras e orientações para o dia-a-dia escolar com a nova disciplina.