CIDADES

min de leitura - #

Arapongas usa teatro para prevenir abuso infantil

Da Redação

| Edição de 05 de agosto de 2022 | Atualizado em 05 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Arapongas usa teatro para prevenir abuso infantil

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prevenir e combater o abuso sexual infantil usando o teatro de bonecos como uma ferramenta para abordar alunos das escolas municipais e contação de histórias para as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Essa é a abordagem do projeto Criança Preservada, que vem sendo realizado em Arapongas e já realizou atividades com 3 mil crianças.

O projeto é coordenado pela Patrulha Maria da Penha e a Patrulha Escolar, ambas vinculadas à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), mas conta com ações integradas de várias secretarias e órgãos que integram a rede de proteção das crianças, como Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA. 

“Nós da área da segurança repassamos orientações, de maneira simples para os alunos. Este é um trabalho importante e que buscar prevenir ou identificar situações de abuso e outras violências contra a criança”, disse a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GMA Denice Amorim. O projeto foi lançado em maio deste ano, data que marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Segundo Denice, a abordagem lúdica é uma forma de se aproximar das crianças. “Parte das vítimas não sabem que estavam sofrendo abuso sexual, uma vez que a maior parte dos agressores são da família ou próximos a família e podem ensinar as crianças que estes atos são normais. Temos tido inúmeros registros na nossa cidade, por isso, as ações são urgentes. Vale frisar que, o projeto não visa orientar as crianças sobre sexualidade, mas sim sobre consentimento, orientando-as que ninguém pode tocar no corpo delas e, se ocorrer, deve contar para os pais, professores ou um adulto de confiança”, enfatiza Denice.