CIDADES

min de leitura - #

Baixa adesão à dose de reforço da vacina contra covid gera alerta em Apucarana

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A baixa procura da população pela dose de reforço da vacina contra covid-19 preocupa a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 39% das pessoas que deveriam receber a chamada terceira dose procuraram pelo imunizante. Com número de óbitos por covid crescendo – já são 28 mortes desde janeiro -, a prefeitura fez um alerta para levar à população ao Lagoão.

“Apenas 39% das pessoas que deveriam receber a dose de reforço foram se vacinar. E dos 6,8 mil apucaranenses imunizados com a dose única da Janssen, cerca de 50% buscaram a 2ª dose que corresponde a dose de reforço”, informa o secretário Emídio Bachiega. Segundo dados do vacinômetro, mais de 60 mil apucaranenses precisam tomar o reforço. Do total, apenas o grupo dos adolescentes não está dentro do prazo para receber o imunizante.
O assunto foi tema de uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, seguida de live nas redes sociais da prefeitura, com participação do secretário e do prefeito Junior da Femac. Há uma grande preocupação em relação ao feriado do carnaval, o que gera maior circulação de pessoas e traz reflexos diretos nos índices de transmissão da covid-19.
“Não queremos vivenciar novamente um grave momento da pandemia ocasionada pelas festas de final de ano. Por isso, se protejam antes do Carnaval. Tome a dose de reforço neste final de semana e vá viajar ou participar de reuniões de familiares e amigos com a imunidade mais alta”, apela o prefeito Junior da Femac, que reforça que o sistema de vacinação contra covid funciona de domingo a domingo em Apucarana.
A importância da dose de reforço tem respaldo nas estatísticas. “De cada 10 óbitos que a Covid provocou em Apucarana recentemente, 9 são de pessoas que não tomaram a dose de reforço. As doses estão à disposição dos apucaranenses. Fiquem atentos a data para receber a primeira dose, a segunda e a de reforço. Não esperem um dia a mais para garantir cada etapa da proteção que a vacina garante”, afirma o prefeito.

MORTES
Desde janeiro, Apucarana registrou 28 óbitos por covid-19. O número de mortes voltou a crescer a partir de fevereiro. Só neste mês são 22 registros, segundo dados disponibilizados no boletim da AMS. O caso mais recente foi divulgado nesta sexta-feira. A vítima é uma mulher de 77 anos, com uma série de comorbidades – diabetes, hipertensão e e insuficiência – com registro de duas doses da vacina contra a Covid-19.
A vacinação contra a Covid em Apucarana está aberta tanto para população adulta como para o público infantil a partir de 5 anos, todos os dias da semana, de 8h30 às 17 horas, no Completo Esportivo Lagoão. (COM ASSESSORIA)