CIDADES

min de leitura - #

Bombeiros inicia escola de formação de soldados

Da Redação

| Edição de 08 de agosto de 2022 | Atualizado em 08 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Bombeiros inicia escola de formação de soldados

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quarenta e nove alunos iniciaram ontem o processo de formação do Corpo de Bombeiros na região. As escolas foram implantadas no 10º Grupamento de Bombeiros (GB) de Apucarana e no 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Ivaiporã.

Em Ivaiporã, 24 alunos masculinos participaram da aula inaugural ontem. O curso tem duração média de oito a nove meses e prevê disciplinas como: atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, combate a incêndio, salvamento aquático, noções de Direito, entre outras. 

Os alunos foram recepcionados pela comandante do 1º SGBI, major Geovana Angeli Messias. “Hoje é só uma aula inaugural, mas a partir de amanhã eles começam com todas as atividades de curso que estão previstas no currículo. Inicialmente são aulas teóricas no sentido de inseri-los na questão da condição de militares, de conhecerem os regramentos, mas tem questões de prática de ordem unida e já começam a prática de atividades físicas. Nas próximas semanas começarão as práticas operacionais”, explicou a comandante.

Apucarana será a sede de um dos núcleos de ensino do Corpo de Bombeiros do Paraná e começa suas atividades com 25 alunos masculinos. Segundo o 10º GB, o município de trabalho após a conclusão do curso, como previsto em edital, será definido de acordo com classificação inicial do concurso e conforme distribuição estabelecida pela administração pública.

A previsão de conclusão do curso é para março de 2023, porém, os alunos-bombeiros devem estagiar a partir do momento em que concluírem a parte prática operacional das disciplinas.