CIDADES

min de leitura - #

Câmara de Apucarana volta a banir copos plásticos

Da Redação

| Edição de 22 de março de 2023 | Atualizado em 22 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia Câmara de Apucarana volta a banir copos plásticos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Há duas semanas, a Câmara de Apucarana voltou a usar xícaras de cerâmica e copos de vidro para servir café, chá e água para visitantes, servidores e vereadores. A medida já havia sido adotada na gestão anterior do presidente da Casa, Luciano Molina (PL), porém não teve sequência.

A ideia é estimular o debate sobre o impacto ambiental do uso de plásticos na cultura cotidiana da sociedade.

Com a decisão, a Câmara deixa de consumir, a cada ano, uma média de 22 mil copos plásticos para água, e outros quase 19 mil copinhos para café. A economia da Câmara com o banimento dos copinhos plásticos é muito pequena. Em 2022, por exemplo, segundo levantamento do almoxarifado da Casa, considerando as compras por setor, a cantina consumiu 21,9 mil copos de água, cujo custo total foi de R$ 924,35. No mesmo período, foram consumidos, ainda, 18,2 mil copinhos para café, adquiridos ao custo de R$ 401,98.

“O objetivo dessa medida não é econômico. A questão é ambiental e cultural. É uma tentativa de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de mudarmos hábitos para reduzir o impacto ambiental”, diz Molina.

Antes de adotar a medida, a mesa diretora conversou e obteve apoio de todos os vereadores para substituir o uso de copos plásticos na Câmara. Todos estão incentivando os servidores dos gabinetes a adotarem também o uso de xícaras e copos reutilizáveis e a reduzirem o uso de plástico em casa. (DA REDAÇÃO)