Através das políticas públicas, as mulheres estão sendo cada vez mais encorajadas a romper com o ciclo de violência. Em Apucarana, a campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher realiza diversas ações através da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, com o apoio de entidades parceiras.
De acordo com a secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, a mobilização iniciou no dia 20 de novembro e se estenderá até o dia 10 de dezembro. “Além de repassar orientações e informações, a campanha busca o engajamento da sociedade no enfrentamento à violência cometida contra a mulher”, frisa Denise.
A mobilização está chegando a diversos locais, como instituições de ensino. Nesta semana, a equipe da secretaria, junto com integrantes do Conselho Municipal da Mulher, esteve nos colégios estaduais Padre José de Anchieta, Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, Professor Izidoro Luiz Cerávolo e Nilo Cairo. “Distribuímos mais de 500 folders e colamos mais de 50 adesivos. Onde vamos, fazemos também um apelo para que haja o engajamento. Nas escolas, por exemplo, pedimos para que professores e alunos comuniquem eventuais casos de violência para que possamos fazer o atendimento”, observa Denise.
Na próxima segunda-feira será assinado o Pacto Municipal pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher.