CIDADES

3min de leitura - #

Campeonato de Fanfarras reúne 2,5 mil músicos de todo estado em Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 23 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.


Cerca de 2,5 mil músicos participaram ontem, no Ginásio de Esportes Sapecadão, em Ivaiporã, da 27ª edição do Campeonato Paranaense de Fanfarra e Bandas. O evento contou com 39 corporações de todas as regiões do estado. O campeonato teve a parceria da Prefeitura de Ivaiporã e ainda o apoio da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Núcleo Regional de Educação e das escolas do município, que cederam alojamentos para os participantes.


José Carlos Gonçalves, presidente da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, destacou o apoio do prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB) por mais uma vez receber o campeonato. Ele também enfatizou a importância dos municípios participarem da competição, que é um incentivo à cultura. “Mais do que competição é a formação educacional de jovens e crianças através da participação nas bandas e fanfarras que dão uma formação complementar, daquela acadêmica feita nas escolas”.
O prefeito Miguel Amaral, disse que o evento, além de promover a cidade, incentiva o intercâmbio entre os integrantes das bandas e fanfarras e o aprimoramento de métodos e técnicas. “Além de todos os integrantes das corporações, recebemos hoje 20 jurados, músicos de mais alto gabarito e até da orquestra sinfônica do Paraná. Quando você atrai essas pessoas desse nível para a cidade, você cria um laço entre as pessoas que gostam de música e vai fortalecer e aprimorar a atividade no município” destacou Miguel Amaral. 
Ainda segundo Miguel Amaral, a opção de Ivaiporã por sediar eventos nas mais diversas áreas faz parte do programa municipal de turismo do município. “Uma das pautas do nosso governo é que Ivaiporã seja reconhecida como a capital de eventos do estado. Estamos no centro do Paraná, temos uma bela cidade, que é geograficamente privilegiada para atrair qualquer evento do estado, com facilidade dos moradores de várias cidades do Paraná estar aqui em, no máximo, três horas”, comenta. 
O músico Luiz Pedro Krul, componente da Orquestra Sinfônica do Paraná e um dos jurados, destacou a importância da competição. “Isso é maravilhoso, porque traz também a criança da periferia, dando uma educação muito importante para a vida toda. A música serve em qualquer profissão, para poder desenvolver a matemática, a física, tudo mais. Abre um horizonte muito grande”, comenta. 
A secretária de cultura Amanda Amaral Rafael fez questão de parabenizar a participação de todos os integrantes das bandas e fanfarras no campeonato, que segundo ela apresentou excelente qualidade técnica. “É um evento que motiva os integrantes das bandas e fanfarras e os enchem de orgulho por estarem representando suas cidades. Independente da classificação, todos que participaram são vencedores e merecem o nosso aplauso”, destaca. 

VEJA MAIS