Mais de 300 casais participaram na noite de anteontem de um casamento comunitário ocorrido em Arapongas. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Arapongas, em parceira com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), entre outros colaboradores, e aconteceu no Ginásio de Esportes Luiz Augusto Zin. O casamento comunitário é uma ação que faz parte do Projeto Justiça no Bairro, do TJ-PR.

A celebração foi oficializada pela Desembargadora Joeci Machado Camargo e contou com a participação de 334 casais, sendo 263 casais de Arapongas, 32 do município de Pitangueiras, 26 de Sabáudia e 13 de Iguaraçú. O evento contou com entrada triunfal, banda ao vivo e até dama de honra para alguns casais.
O primeiro casal a entrar no ginásio foi a aposentada Sabrina Santos e o pintor Elupércio Ferreira. Eles se conheceram há sete anos, de maneira inusitada: Sabrina alugava uma casa pertencente ao pai de Elupércio. Entre cobranças de aluguel, os dois se conheceram e começaram a namorar e passaram a morar juntos. “Esta é a realização de um sonho para nós. Sem este projeto, seria muito mais difícil conseguir casar”, afirma ela.
O casamento comunitário, o primeiro a ser realizado em Arapongas através do ‘Justiça no Bairro’, também proporcionou a oficialização da união entre a dona de casa Édna Miranda e o caminhoneiro Osvaldo Ferreira, que interrompeu participação na greve da categoria para dizer o ‘sim’. O motivo, que já é nobre por si só, ganha ainda mais força por conta do tempo de espera: 25 anos, o equivalente a Bodas de Prata.
“Estamos juntos há bastante tempo, temos três filhos, mas faltava colocar no papel. Para nós, era algo importante, que precisava ser feito, para oficializar tudo isso. Estamos muito felizes”, afirma Osvaldo.
Para o prefeito de Arapongas, Sergio Onofre (PSC), a oportunidade valoriza as famílias, o quer contribuí no desenvolvimento social. “Muitos casais aguardavam há anos por uma oportunidade desta. Para nós, é gratificante contribuirmos com um momento emocionante, que envolve amor e também cidadania”, afirmou.
JUSTIÇA NO BAIRRO
O programa Justiça no Bairro é realizado em todo o estado há 15 anos e tem desenvolvido o seu papel que viabiliza a homologação judicial de acordos relativos às Varas de Família, além de outras atividades, por todo o Estado do Paraná. “Este é um trabalho que envolve o poder público, profissionais voluntários, entidades privadas, estudantes e demais parceiros, levando serviços de qualidade, que permitem devolver a dignidade à população carente. Realmente um ato de solidariedade”, disse a desembargadora Joeci Machado Camargo.
Participaram também do evento o vice-prefeito de Arapongas, Jair Milani, o deputado federal Osmar Serraglio (MDB), o vice-presidente da Fecomércio Paulo Pennacchi, o delegado-chefe da 22ª Subdivisão Policial (SDP) de Arapongas Marcelo Sakuma, vereadores e secretários municipais. O programa teve continuidade ontem ao longo do dia, com prestação de uma série de serviços para população, principalmente na área jurídica.