CIDADES

min de leitura - #

Censo anda em ritmo lento em três municípios da região, diz IBGE

Fernando Klein

| Edição de 06 de dezembro de 2022 | Atualizado em 06 de dezembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já atingiu 80% dos paranaenses, segundo balanço dos trabalhos divulgado ontem. Nos 12 municípios pertencentes à área de Apucarana, apenas Bom Sucesso está com os trabalhos praticamente concluídos. Em três cidades, a coleta de dados está mais atrasada: Mauá da Serra, Rio Bom e, em menor proporção, Apucarana.

As informações são do coordenador de área do IBGE em Apucarana, Rafael de Castro Francisquini. Ele afirma que não pode apresentar os índices por município por orientação do instituto. No entanto, ele admite que nessas três cidades há mais dificuldades na evolução do Censo Demográfico 2022.

“São 12 municípios na nossa área. Cada um está numa situação. Temos alguns acima da média de 80%, outros bem abaixo. A situação mais crítica na região está em Mauá da Serra e Rio Bom, com a coleta bastante atrasada. Em Apucarana, em menor medida também, porque os recenseadores estão com dificuldades para acessar alguns condomínios e prédios residenciais”, explica. 

Por outro lado, Bom Sucesso está em situação mais avançada, com o trabalho praticamente finalizado. Além de Apucarana, Mauá da Serra, Rio Bom e Bom Sucesso, a regional coordenada por Francisquini tem ainda os municípios de Califórnia, Marilândia do Sul, Novo Itacolomi, Cambira, Jandaia do Sul, Marumbi, Kaloré e São Pedro do Ivaí.

Além da dificuldade de encontrar as pessoas em casa, segundo Fracisquini, a falta de recenseadores segue sendo um problema. “Nós temos recebido recenseadores de municípios de outras regiões mais adiantadas. Com isso, a gente pretende encerrar o censo dentro do prazo estipulado pelo IBGE”, diz. O instituto quer concluir a coleta de dados até o final de janeiro de 2023. 

BALANÇO

O IBGE divulgou nesta terça-feira (6) o quarto balanço da coleta do Censo Demográfico 2022. Desde o início da operação, em 1º de agosto, foram recenseadas 168.018.345 pessoas, em 59.192.875 domicílios no país. Esse total corresponde a 78,73% da população estimada do país. (FERNANDO KLEIN)

Balanço nacional aponta que 80% da população foi recenseada 

•Dos 12 municípios da região, Mauá da Serra, Rio Bom e Apucarana são os menos adiantados