Com a previsão de dias chuvosos e também com temperaturas mais baixas nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Assistência Social está se preparando para receber um número maior de pessoas em situação de rua, no centro de acolhimento, instalado no Jardim Apucarana. O local oferta serviço de pernoite. No início da noite de ontem, cerca de 25 pessoas, já tinham se dirigido até o centro e a expectativa era que até 30 pessoas fossem atendidas.
Nos últimos anos, essa estrutura atendeu uma média de 40 pessoas por dia no inverno e, neste ano, haverá espaço para abrigar até 50 pessoas. O local de acolhimento está situado na Rua Pernambuco, quase esquina com a Avenida Minas Gerais, no Jardim Apucarana.
No local, conforme explica o secretário de assistência social, Juliano Dalla Costa, a estrutura para acolher estas pessoas dispõe de colchões, travesseiros, lençóis e cobertores.
Conforme informa o secretário, o banho e o jantar continuará sendo ofertado para estas pessoas no Centro Pop, situado na Rua Clotário Portugal, na Barra funda, que não tem espaço disponível para armar camas em quantidade suficiente. Após esse atendimento, as pessoas que desejam pernoitar na central de acolhimento serão transportadas até lá por veículo próprio da Secretaria de Assistência Social.
O prefeito Junior da Femac justifica que, a exemplo de anos anteriores, essa estrutura é necessária para acolher as pessoas em situação de rua. “Vamos ter dias com temperaturas mais baixas em Apucarana e precisamos acolher estas pessoas que não podem ficar nas ruas sofrendo com a chuva e o frio”, pondera o prefeito.
TELEFONE 153
Ele pede para que as pessoas em geral informem aos moradores de rua sobre este espaço disponibilizado, no Jardim Apucarana, para acolhimento de todos eles nestes dias mais frios do ano. Se for preciso – no horário noturno - as pessoas podem acionar a Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153, para que moradores de rua sejam levados até o centro de acolhimento.