CIDADES

min de leitura - #

Ciclone extratropical deve derrubar temperaturas no PR

Cindy Santos

| Edição de 15 de agosto de 2022 | Atualizado em 15 de agosto de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Duas frentes frias - uma delas sob influência de um ciclone extratropical - devem atingir o Paraná nesta semana fazendo as temperaturas caírem bruscamente em muitas regiões do Estado. A possibilidade de temporais e geada não é descartada pelos meteorologistas. 

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as condições do tempo mudam em função de uma frente fria instalada sobre o sul do Brasil, conforme explica a meteorologista Lídia Mota. Segundo ela, deve chover hoje em diversas regiões do Estado. “A tendência é que no decorrer desta terça-feira a chuvas possam se propagar também para as demais regiões paranaenses em função do avanço da frente fria”, comenta.

Entre quarta (17) e quinta-feira (18) uma nova frente fria se formará sobre o sul do Brasil e novamente atingirá o Paraná. A meteorologista alerta para a possibilidade de formação de temporais por conta do avanço dessas duas frentes frias em um intervalo de curto de tempo.

Na quinta, à medida que uma potente massa de ar frio avança pelo interior do continente, o centro de baixa pressão se desloca para o mar e se aprofunda como um ciclone extratropical que dá origem a uma intensa frente fria que vai trazer chuva no começo do dia em muitas áreas do sul do Brasil e depois se deslocará para o sudeste e o centro-oeste.

A previsão para sexta (19) e sábado (20) será de frio intenso com expectativa de geada sobre todo o Paraná. No domingo, as temperaturas devem começar a subir durante o amanhecer. Segundo o Simepar, a previsão para hoje é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva em Apucarana, Arapongas e Ivaiporã.  Ao longo do dia temperaturas  devem variar entre 16ºC e 26ºC. (CINDY SANTOS)