O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) começou ontem o atendimento de consultas e exames na sua sede própria, no Jardim Apucarana. Expectativa da diretoria do órgão é que, a partir de agora, o atendimento possa ser ampliado em ao menos 30%, com uma estrutura adequada, distribuído em quase dois mil metros quadrados.

Por dia passam pelo consórcio de saúde cerca de 900 pessoas. “Tudo já está funcionando plenamente, incluindo vinte consultórios médicos, onde a maior demanda tem sido nas áreas de ortopedia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e dermatologia”, informa a assistente social Letícia Bento, que atua na coordenação do Cisvir.
O órgão atende uma clientela de 360 mil pessoas, moradoras nos 17 municípios consorciados, que são Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Califórnia, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Faxinal, Borrazópolis, Marumbi, Bom Sucesso, São Pedro do Ivaí, Kaloré, Jandaia do sul, Cambira, Rio Bom e Novo Itacolomi.
Para o novo prédio foram transferidos todos os equipamentos, inclusive o ultrassom que estava funcionando provisoriamente na Autarquia Municipal de Saúde. “Apenas o setor de odontologia irá funcionar em outro imóvel que ainda está sendo locado pelo Cisvir”, informa Letícia.
O novo prédio do Cisvir soma investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões com recursos municipais, estaduais e federais. O consórcio oferece atendimento en 21 especialidades e uma média de 16 mil consultas mensais.