CIDADES

min de leitura - #

Colégio Estadual Irondi Mantovani Pugliesi é inaugurado em Arapongas

Da Redação

| Edição de 16 de setembro de 2022 | Atualizado em 16 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Colégio Estadual Irondi Mantovani Pugliesi é inaugurado em Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com capacidade para atender 1,2 mil alunos e 3.7 mil metros quadrados de área construída, foi inaugurado nesta sexta-feira o novo colégio estadual de Arapongas. A unidade, localizada na zona sul da cidade, leva o nome da ex-deputada e ex-vereadora Irondi Mantovani Pugliesi, uma referência feminina na política do Paraná.

A solenidade contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre, do ex-prefeito e ex-deputado Waldyr Pugliesi, do vice-prefeito Jair Milani, da secretária de Educação, Cristiane Rossetti, diretor-presidente da Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno, do chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Vladimir Barbosa da Silva, e demais familiares da homenageada, como as filhas Cibele e Márcia Pugliesi, netos e genros.

Sérgio Onofre falou sobre a emoção de poder entregar este espaço público para a comunidade, além da homenagem para Irondi Pugliesi. “Jamais imaginei que um dia eu poderia inaugurar um colégio e dar o nome da Irondi. Me recordo muito de sua trajetória, uma mulher à frente do seu tempo e que abriu importantes caminhos, sobretudo para a atuação feminina. Ela foi uma das pessoas que acreditou em mim, no começo da minha carreira política. Tudo o que ela fez foi com muita dedicação”, afirmou o prefeito, que se emocionou.

Onofre ainda citou que, com a inauguração do Colégio Estadual da Zona Sul, 740 alunos deixarão de percorrer cerca de 8km para terem acesso a instituições de Ensino Médio em outras regiões da cidade, o que significa uma redução de 40% em deslocamento escolar.

A proposta da administração é de que o Colégio Estadual da Zona Sul também funcione com uma disciplina cívico-militar. O município ainda irá viabilizar a implantação de um outro colégio estadual, desta vez para a região do Conjunto Flamingos.

Também emocionado, Waldyr Pugliesi relembrou sua trajetória ao lado de Irondi, que tinha apenas 19 anos quando se casou com ele. “Ela sempre foi uma mulher linda, não apenas fisicamente, mas nas suas ideias e na forma como lutou e de dicou uma vida inteira à causa pública”, afirmou o ex-prefeito e ex-deputado, que também destacou a atuação da atual administração.

Vereadora e deputada estadual por vários mandatos, fundadora e primeira presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Irondi Pugliesi faleceu no dia 12 de abril de 2021, no Honpar, em Arapongas, onde estava internada desde o dia 19 de março para tratamento da Covid-19.


Colégio começa a funcionar neste ano com turmas do EJA

Localizado entre as Ruas Tanatau, Uru do Campo e Quete, ao lado do Pronto Atendimento 18 Horas Antônio J. Marques, o Colégio Estadual Irondi Mantovani Pugliesi tem 20 salas de aula, área administrativa, biblioteca, laboratórios, sala ambiente, cozinha, refeitório, banheiros e ginásio com quadra poliesportiva. O investimento foi de R$ 5,7 milhões. Com capacidade para atender 1,2 mil alunos, a instituição vai abranger estudantes que moram no Jardim Planalto, Casa da Família II, Conjunto São Bento e Conjunto Palmares, entre outros, que saem do ensino fundamental, e passam a ser inseridos no ensino médio.

Segundo a diretora Renata Andressa, o Colégio já vai receber de imediato uma turma do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e nos próximos dias os pais também já vão poder procurar a secretaria para fazer a reserva de vagas para as aulas do início do ano que vem.