Entre as principais causas de morte no mundo, as síndromes coronárias agudas são alvo de um novo protocolo em desenvolvimento na UPA 24h de Ivaiporã. O projeto Erro Zero, com foco no infarto agudo do miocárdio, está capacitando a equipe no aprimoramento do atendimento a este tipo de patologia.
Desenvolvido pelo especialista em clínica médica, Vanderson Miguel da Costa, e pelo coordenador de enfermagem Adriano Teixeira Gostinski, o programa ensia a equipe abordar esta emergência cardiológica de forma rápida e precisa, reconhecendo que cada minuto pode significar a diferença entre a vida e a morte.
Uma das principais ações do projeto foi a formação e implantação de um protocolo multidisciplinar de dor torácica, que estabelece diretrizes claras e padronizadas para o atendimento de pacientes com dor no peito, permitindo uma abordagem ágil e eficiente. “No infarto, cada minuto vale uma vida”, afirma Vanderson Miguel da Costa.
Para que o projeto Erro Zero obtivesse sucesso, a equipe da UPA 24h passou por um intenso processo de capacitação com treinamentos específicos, abordando temas como reconhecimento dos sinais e sintomas do infarto, realização de eletrocardiograma de emergência, administração adequada de medicamentos e práticas de trabalho em equipe.
Segundo Vanderson, a implantação do projeto Erro Zero permitiu uma abordagem mais ágil e efetiva, resultando em uma melhoria significativa na assistência prestada aos pacientes.
“Além disso, o projeto tem fortalecido o trabalho em equipe, estimulando a comunicação efetiva e o engajamento dos profissionais de saúde envolvidos”, comenta.