CIDADES

min de leitura - #

Conquista do Ideb repercurte em lideranças

Da Redação

| Edição de 19 de setembro de 2022 | Atualizado em 19 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Conquista do Ideb repercurte em lideranças

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O bom desempenho de Apucarana no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) repercutiu de forma positiva entre lideranças locais. Pelo segundo ano consecutivo, o município obteve a melhor nota nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) entre as cidades com mais de 100 mil habitantes no Paraná.

Na edição de 2021, concluída em setembro, Apucarana conquistou a nota 7,3. Em 2019, a nota foi 7,6, também a maior entre as cidades de médio e grande porte.

Conforme explica a secretária de educação, Marli Fernandes, em função da pandemia, foi geral a queda das notas dos municípios. Segundo ela, alunos ficaram sem aulas presenciais e depois tiveram aulas online. “No caso de Apucarana, o prefeito Junior da Femac agiu rápido, conseguindo colocar em prática as aulas por um canal de TV digital”, informa a secretária.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana, Wanderlei Faganello, avalia que essa é uma conquista que vem se consolidando ao longo dos últimos anos. “Entre todos os requisitos que buscamos para Apucarana esse é o principal, por que a educação é a base de tudo”, comenta Faganello.

“Investir na educação é investir em pessoas, é garantir uma sociedade melhor, mais justa e consciente. Parabenizo a gestão municipal por priorizar o ensino, que é o futuro de toda nação. Não há outro caminho para uma cidade se desenvolver senão com acesso ao conhecimento. Temos em Apucarana uma educação feita por quem “gosta de pessoas”. Como cidadã fiquei muito feliz ao saber do resultado do IDEB e constatar que Apucarana tem se mantido na ponta quando o assunto é qualidade da educação, mesmo diante de um cenário de grandes desafios, que foi a pandemia”, diz a empresária Aída Santos Assunção, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana).

“Apucarana foi o primeiro município do Paraná a criar um canal específico de televisão, para transmissão diária das aulas, por meio da plataforma Google Classroom. Com esse sistema nossas crianças puderam acessar o canal e manter o aprendizado em casa”, lembra o prefeito Junior da Femac.

Ele assinala que a educação de Apucarana tem alguns diferenciais, como o ensino do português, inglês e espanhol e que, agora, está sendo implantado o ensino de LIBRAS (língua de sinais). “Os professores têm formação continuada; as escolas têm equipamentos tecnológicos; investimentos contínuos nas estruturas físicas; merenda escolar de alta qualidade; material escolar de qualidade e material didático do sistema de ensino Max”, acrescenta o prefeito.