CIDADES

min de leitura - #

Convenção define 12% de reajuste salarial e autoriza lojas a funcionar no carnaval

Da Redação

| Edição de 26 de outubro de 2022 | Atualizado em 26 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Convenção define 12% de reajuste salarial e autoriza lojas a funcionar no carnaval

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após meses de negociações, o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap) assinaram na manhã de ontem a convenção coletiva para 2022/2023. Retroativo à data bata da categoria, fixada em 1º de julho, o reajuste anual será de 12%. Além do reajuste, a convenção determina mudanças no esquema de funcionamento do varejo, com autorização para que as lojas funcionem no carnaval.

Com o reajuste, o salário-base do vendedor passa a R$ 1.749,77. Já o salário-base para colaboradores de supermercados com a função de caixa será de R$ 1.758,40. Para os trabalhadores do comércio, que inclui o Shopping CentroNorte, o reajuste será de 12%, sendo 11,92% correspondente a inflação do período. 

“Acredito que, mais uma vez, chegamos num acordo razoável para ambas as partes”, avalia a presidente do Sivana, Aída Assunção. 

O presidente do Siecap, Anivaldo Rodrigues da Silva observa que a palavra que norteou as negociações foi equilíbrio. “Conseguimos garantir o reajuste salarial sem comprometer a geração de empregos, o que é positivo para esse período”, pontua.

O acordo abrange os trabalhadores dos municípios de Apucarana, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Kaloré, Marilândia do Sul, Novo Itacolomi e Marumbi, um universo de 9,2 mil trabalhadores com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Governo Federal.

Além do reajuste anual, a convenção coletiva também definiu o funcionamento do comércio nas principais datas comemorativas do ano que vem e também o calendário para o final deste ano. Pelo acordo, o comércio passa a atender em horário estendido, até as 22 horas, a partir do dia 7 dezembro. Aos sábados, o horário é até as 18 horas. Também está previsto o funcionamento do comércio no último domingo antes do Natal, 18 de dezembro.

Segundo a presidente do Sivana, Aída Assunção, uma das mudanças envolve a compensação do domingo trabalhado. Anteriormente, esse dia de trabalho era compensado no carnaval. Pela atual convenção, a folga será dada em 2 de janeiro de 2023. 

            CARNAVAL

Outra mudança envolve o carnaval. Pela convenção assinada ontem, o comércio será autorizado a funcionar na segunda e na terça-feira de carnaval que, respectivamente 20 e 21 de fevereiro de 2023. O funcionamento das lojas na terça-feira ficou condicionado ao pagamento de hora extra aos colaboradores. Na quarta-feira, o comércio segue com atendimento normal, como já ocorre atualmente.