CIDADES

min de leitura - #

Corpo de Bombeiros muda comandante em Apucarana

Da Redação

| Edição de 06 de maio de 2022 | Atualizado em 06 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Corpo de Bombeiros muda comandante em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O major Leandro Zotelli de Mattos assumiu nesta sexta-feira (6) o comando do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana. Ele substitui o tenente-coronel Fábio Roberto Azevedo Thereza, que segue para Maringá, onde comandará o 5º Grupamento de Bombeiros. 

A cerimônia aconteceu no quartel central da unidade, localizado na Rua Ponta Grossa, e foi presidida pelo coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Também esteve presente o coronel Altemistoncley Diogo Rodrigues, comandante do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar.

O ex-secretário estadual de Saúde, Beto Preto, atual assessor especial da Governadoria, representou o governador Ratinho Junior (PSD). Também participaram da solenidade o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), o presidente do Legislativo, Franciley Preto Godoi Poim (PSD), e o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), além de diversas autoridades militares, eclesiásticas e do Judiciário. 

O comandante do Corpo de Bombeiros destacou o comprometimento do prefeito de Apucarana com a missão da instituição. “Ouvi dos oficiais e da tropa muitos elogios ao comprometimento do prefeito com o Corpo de Bombeiros. Temos uma missão importante que é salvar vidas e nós precisamos muito das parcerias municipais. Sei que o prefeito de Apucarana tem sido um braço amigo e agradecemos todo o empenho e o comprometimento com a corporação”, ressaltou o coronel Vasco. 

O ex-prefeito Beto Preto lembrou o esforço feito para aprovar a lei que culminou, no final de 2018, com a instalação do 11º Grupamento de Apucarana. “Isso mostrou a maturidade e a pacificação política de Apucarana. Agora, estamos trabalhando para a ampliação do efetivo, aguardando pela nova escola de bombeiros militares”, salientou Beto Preto, destacando ainda o engajamento da corporação no combate à pandemia. 

O prefeito Junior da Femac enalteceu o trabalho desenvolvido pelo tenente-coronel Azevedo, que esteve à frente do 11º Grupamento desde julho de 2020. “Foram quase dois anos que coincidiram com o período da pandemia. A missão não foi fácil, pois o coronavírus não veio com um manual de instruções e foi um grande desafio que o tenente-coronel Azevedo enfrentou com galhardia, mantendo o Corpo de Bombeiros em Apucarana sempre atuante”, sublinhou Junior da Femac.

O tenente-coronel Azevedo também destacou as dificuldades enfrentadas no comando do 11º Grupamento. “A pandemia trouxe medo e incerteza. Enquanto muitos trabalhadores se recolhiam para o home office, os bombeiros, militares e profissionais de saúde se colocaram à frente da batalha. Mesmo temendo pela sua vida e de seus familiares, superaram exemplarmente esse momento”, lembrou Azevedo.