CIDADES

min de leitura - #

Datafolha: Lula tem 49% e Bolsonaro, 44%

Da Redação

| Edição de 07 de outubro de 2022 | Atualizado em 07 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Datafolha: Lula tem 49% e Bolsonaro, 44%

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira , encomendada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem 49% das intenções de voto no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%. Este é o primeiro levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições. Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. Foram entrevistadas 2.884 pessoas, entre quarta-feira (5) e sexta-feira (7), em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.

Elogios a Ratinho Jr.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), está otimista com o novo mandato do governador Ratinho Junior (PSD). “Arapongas, de novo, fez a maior votação da história do Paraná para o governador: 82%. Nenhum município do nosso porte atingiu esse percentual. Ratinho Junior sempre foi bem votado em Arapongas, desde quando era deputado”, diz. Segundo ele, Ratinho Junior fez uma grande gestão sem discriminar nenhum município. “Não tenho dúvidas de que ele tem um futuro político brilhante. É um grande administrador, sério, que fez o trabalho dele na pandemia, sem querer aparecer”, frisa.

Apoios de 2º turno

As campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) retomaram a propaganda eleitoral gratuita nesta sexta-feira. De modo geral, os programas focaram nos apoios recebidos pelos presidenciáveis na largada do segundo turno. O candidato à reeleição ostentou ter ao seu lado o jogador Neymar Jr. e uma leva de governadores do Norte e Centro-Oeste. Já o petista reproduziu áudio da senadora Simone Tebet (MDB) dizendo que deposita nele o seu voto. Conforme as regras do horário eleitoral, Lula abriu a programação, pois a ordem é definida considerando o resultado do primeiro turno. 

Votação em hospitais

O projeto Cidadania Plena, idealizado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, teve 90% de participação no 1º turno das eleições. De 1.026 pessoas aptas a votar nas seções eleitorais instaladas em hospitais do Paraná, 920 compareceram às urnas. O Hospital Universitário de Londrina teve o maior índice de adesão ao projeto. Apenas uma pessoa, das 52 que estavam aptas, não compareceu para votar. Em Curitiba, o Hospital de Clínicas foi o que recebeu mais eleitoras e eleitores. Com 95% de participação, das 186 pessoas aptas apenas nove não votaram. 

Sessão da Câmara

A Câmara de Apucarana realiza sessão ordinária nesta segunda-feira, às 16h, com apenas três requerimentos na pauta de votação. Chama a atenção o requerimento do vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), que sugere ao Poder Executivo a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito. Destaque também para o pedido do vereador Marcos da Vila Reis (União Brasil), que propõe à Prefeitura a transformação em eixo comercial do prolongamento da Rua Apucarana até o Jardim Oliveira, no Distrito de Vila Reis. O mesmo vereador pede a reforma da cobertura da Unidade Básica de Saúde Antônio Sacchelli, no Jardim Colonial. As eleições presidenciais de segundo turno devem dominar os discursos.