CIDADES

min de leitura - #

Depen transfere quase 100 presos de Ivaiporã

DA REDAÇÃO

| Edição de 15 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma operação conjunta entre Polícia Militar (PM) e Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) iniciou na manhã de ontem a transferência de presos da Cadeia Pública de Ivaiporã. Os detentos estão sendo transferidos para Penitenciária Estadual de Londrina (PEL III). 

Cerca de 100 presos serão transferidos até o final de semana. 
O objetivo é uma reforma geral carceragem, que desde o ano passado está sob a gestão do Depen. A estimativa de investimentos para a reforma é de aproximadamente R$ 200 mil. 
A Cadeia Pública de Ivaiporã tem 42 anos. Nesse período, houve inúmeras fugas, principalmente através de escavação de túneis, que permanecem embaixo da carceragem. 
A cadeia tem capacidade para 40 presos, mas sempre funciona em superlotação. Há cerca de dois anos chegou abrigar cerca de 200 detentos.
ARAPONGAS
O Depen também deve dar continuidade às transferências da Cadeia de Arapongas, que será demolida. Segundo a Secretaria de Segurança de Arapongas, 183 presos condenados já foram levados para outras unidades penitenciárias. Entre 90 e 100 detentos provisórios - que ainda não foram julgados - devem ser realocados nos próximos dias.