CIDADES

min de leitura - #

Doação de medula incentiva escoteiros

Da redação

| Edição de 05 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Grupo Escoteiro Dom Bosco realizou na manhã de ontem o I Mutirão de Doação de Medula Óssea, no Hemonúcleo de Apucarana. Após a concentração de pessoas no Hemocentro, foi feita uma passeata até a Praça Rui Barbosa, com abertura oficial do evento, que reuniu cerca de 100 pessoas.

Imagem ilustrativa da imagem Doação de medula incentiva escoteiros

Segundo a estudante Gabrielly Geovana Souza de Castro, de Apucarana, uma das idealizadoras do mutirão, o propósito é conscientizar e incentivar a doação de medula óssea. “As pessoas precisam entender que é uma causa importante e muitas pessoas precisam de doadores para realizar o transplante”, explica. 
Além disso, Gabrielly diz que o grupo não pretender desistir da causa e quer tornar a passeata tradicional na cidade. “É a primeira que realizamos, mas pretendemos continuar abraçando essa causa importante. É muito simples doar medula óssea. Vá até o Hemonúcleo e receba todas as orientações”, complementa. 
Os interessados em serem doadores devem procurar o hemocentro mais próximo. O doador preenche um cadastro e tem uma amostra de sangue recolhida. Essas amostras são enviadas para análise e ficam registradas em um banco nacional de doadores e o doador de medula óssea. Além disso, o doador precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde. 
O Hemonúcleo de Apucarana fica na Rua Corifeu de Azevedo Marques e abre de segunda a sexta, das 8 às 11 horas, e das 13 às 16 horas. O órgão também abre aos sábados, mas apenas com agendamentos. O telefone para agendamento e mais informações é o (43) 3420-4200. (FERNANDA NEME)