CIDADES

min de leitura - #

Dos 17 municípios da área da 16ª RS, seis estão em epidemia de dengue

Adriana Savicki

| Edição de 02 de maio de 2023 | Atualizado em 02 de maio de 2023
Imagem descritiva da notícia Dos 17 municípios da área da 16ª RS, seis estão em epidemia de dengue

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dos 17 municípios da área da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, seis enfrentam epidemia e outros cinco estão em alerta. O último município a atingir índice epidêmico foi Jandaia do Sul. Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ontem aponta 151 casos. São 254 notificações com 92 casos descartados e 8 em investigação. 

A coordenadora de vigilância epidemiológica de Jandaia do Sul, Isabel Garcia Giorgiani Moreno, explica que os casos aumentaram sobretudo no fim de março e início de abril, época em que foram registrados vários dias de chuva com temperaturas elevadas. 

Para conter a proliferação da dengue o município intensificou as ações. Entre elas está a coleta de descarte de entulhos com datas programadas para o ano inteiro. Além disso, o município realiza atividades educativas nas escolas municipais trabalhando a parte da conscientização sobre a doença com crianças e adolescentes. Os agentes de endemia também realizam visitas domiciliares e em pontos estratégicos como borracharias, ferro velho, almoxarifado, com bloqueio mecânico para a eliminação de criadouros. Esse trabalho é realizado a cada 15 dias.

A Saúde também intensifica aplicação de inseticida. É importante frisar que o inseticida não é a solução do problema. Ele ajuda a resolver o problema no momento da epidemia, porém não é a solução. A gente depende da parceria de outros setores para trabalharmos juntos e da colaboração da população”, assinala. 

O município tem população estimada em 21.281 pessoas e a incidência da doença é de 316,48 casos para cada 100 mil habitantes. 

Outros municípios em epidemia são Bom Sucesso, com 297 casos, Faxinal (327), Novo Itacolomi (53), Sabáudia (34) e São Pedro do Ivaí (236).

A região também tem cinco municípios em situação de alerta, quando o índice supera 100 casos por 100 mil habitantes. Segundo dados da Sesa, Apucarana, Borrazópolis, Cambira, Grandes Rios e Kaloré já ultrapassaram esse índice.

Neste ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2022, a regional soma 1.483 casos. Em uma semana, foram 317 novos registros que colocaram a 16ª RS na classificação de epidemia.

PARANÁ

O novo boletim epidemiológico da Sesa, divulgado ontem, confirma 6.889 novos casos e seis óbitos por dengue. Agora o Paraná registra ao todo 35.433 casos confirmados e 21 óbitos.

Das seis mortes registradas, cinco ocorreram na 17ª RS de Londrina e uma na 9ª RS de Foz do Iguaçu. Eram três pacientes de Londrina (dois homens com 59 e 69 anos e uma mulher de 62 anos), um de Ibiporã (masculino, 68 anos), um de Prado Ferreira (masculino, 87 anos) e um de Foz do Iguaçu (masculino, 72 anos). Todos possuíam comorbidades.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressalta que toda a população deve estar envolvida no combate à dengue. “Cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti se formam nos quintais e dentro das residências, por este motivo, a participação da população na remoção destes criadouros é tão importante”, alertou.

Adriana Savicki e Cindy Santos

[email protected]