CIDADES

min de leitura - #

Evento de tecnologia foca em games e reúne grande público em Apucarana

Da Redação

| Edição de 16 de novembro de 2022 | Atualizado em 16 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Evento de tecnologia foca em games e reúne grande público em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com público de 750 inscritos, entre estudantes, profissionais e empresários, foi realizado ontem em Apucarana, nas dependências da Acea, o “Você Conectado ao Futuro”, evento voltado à tecnologia e inovação com nomes de renome nacional e internacional que trouxe, além de palestras, game show e contato com criadores de startups. 

O “Você Conectado ao Futuro” é promovido pela Acia, Sebrae, Conecta Apucarana e Prefeitura. O prefeito Junior da Femac, que participou da abertura, afirma que Apucarana tem dado passos importantes para a inclusão digital. “Criamos o Fundo Municipal de Inovação e quem gerencia esse recurso é o Conecta. Nós queremos que cada vez mais a geração de empregos e de riquezas aconteça aproveitando as ideias que tenham o viés da tecnologia e da inovação. O Município apoia eventos como esse para que as pessoas que possuem ideias possam encontrar caminhos de colocá-las no mercado”, assinala o prefeito, que participou de um painel sobre a utilização de tecnologias digitais no setor público e os incentivos que são concedidos para o setor. 

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello, destacou o apoio recebido pela governança do Conecta e também o nível dos palestrantes. “Muitas palestras que foram trazidas para Apucarana são as mesmas que vão acontecer na semana que vem em São Paulo, no HSM+, considerado o maior evento de gestão e inovação da América Latina”, frisa Faganello.

O presidente da Acia lembra que o evento é também uma oportunidade para os participantes conhecerem novas empresas e startups. “Além disso, a cereja do bolo é a gamificação, que não é apenas a moçada ficar na frente da tela na internet, mas aprender como produzir, como desenhar, como fazer níveis, ou seja, criar o emprego do futuro”, pontua.

De acordo com Tiago Cunha, consultor do Sebrae, o evento aconteceu em dois ambientes: um destinado ao game show (uma espécie de campeonato de jogos interativos com os presentes) e o outro voltado para as palestras e a apresentação de startups. “Vieram pessoas de vários municípios do Vale do Ivaí e também de outras cidades, como Londrina e até de São Paulo. O evento vem crescendo a cada ano. Em 2019, quando ocorreu o primeiro evento presencial, tivemos 450 participantes e neste ano chegamos a quase 750 inscritos”, avalia. 

O Game show é um dos diferenciais desta edição. “Trata-se da parte lúdica entre os presentes, que tem por objetivo despertar ainda mais o interesse dos jovens para a programação, desenvolvimento de softwares e hardwares”, reitera Faganello.

O evento tem o apoio do Senai, Sicoob, Persis, Unespar, UTFPR, FAP e Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo.