CIDADES

min de leitura - #

Feira Verde já atendeu 7 mil famílias em 4 meses

Da Redação

| Edição de 13 de setembro de 2022 | Atualizado em 13 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Feira Verde já atendeu 7 mil famílias em 4 meses

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Programa Feira Verde da Prefeitura de Apucarana, que promove a troca de materiais recicláveis por produtos hortifrutis, já foi acessado por mais de 7 mil famílias desde que teve início, há quatro meses. A iniciativa, sugerida pelo vereador Rodrigo Liévore (Recife) e que virou lei municipal, contribuiu para o recolhimento e destino ambiental adequado de mais de 62 toneladas de materiais recicláveis. 

O balanço, divulgado ontem pela Secretaria Municipal da Agricultura, foi celebrado pelo prefeito Júnior da Femac. “Por conta dos múltiplos benefícios, a cada edição o programa recebe mais adesão da população”, destaca o prefeito. De acordo com ele, o “Feira Verde” ostenta diversos pilares. “Fomenta segurança alimentar, uma vez que as pessoas estão consumindo produtos frescos de excelente qualidade e procedência, contribuindo para que ninguém passe fome em Apucarana. Maior sustentabilidade ambiental, já que evita-se que todo este material recolhido tenha um descarte inadequado, além de atender a uma ampla questão social, uma vez que tudo que é entregue pela população nos pontos de troca têm como destino a Cocap, garantindo renda às famílias dos cerca de 60 trabalhadores cooperados”, detalha o prefeito Júnior da Femac.

O vereador Rodrigo Lievore, que sugeriu a criação do programa ao prefeito Júnior da Femac a partir de programa semelhante que conheceu na cidade de Ponta Grossa, reforça que a iniciativa também contempla diretamente cerca de 200 agricultores familiares que vendem os hortifruti para a Prefeitura. “Muito feliz com os resultados obtidos nestes quatro meses. O “Feira Verde” é um programa que já deu muito certo”. 

O secretário Municipal de Agricultura, Gerson Canuto, afirma que o calendário das feiras pode ser consultado pelo site da prefeitura, no endereço www.apucarana.pr.gov.br. “As próximas edições acontecem nesta quinta-feira, das 14h30 às 15h30, no Jardim Menegazzo e, das 15h30 às 16h30, nas vilas São Carlos/Martins”, comunica Canuto. 

As regras estabelecem que a cada quatro quilos de material reciclável (plástico, papel e papelão), a pessoa tem direito a receber um quilo de hortifruti.