CIDADES

min de leitura - #

Feirão encaminha 500 pessoas para vagas de trabalho em Apucarana

Da Redação

| Edição de 25 de junho de 2024 | Atualizado em 25 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Feirão encaminha 500 pessoas para vagas de trabalho em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 400 vagas de emprego foram ofertadas ontem durante mutirão de emprego realizado pelo programa Empregabilidade 50+ Apucarana. Quem passou ontem pelo Espaço das Feiras também teve à disposição mais de 20 serviços oferecidos por entidades parceiras. 

Os trabalhadores com mais de 50 anos são os que menos têm acesso ao mercado de trabalho. Das 980 vagas  com carteira assinada criadas entre janeiro e maio em Apucarana, apenas 26 foram ocupadas por trabalhadores dessa faixa etária, segundo dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged).

Essa é a segunda edição do programa, que é uma promoção do Fórum Desenvolve Apucarana – ligado à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) -, e da Câmara de Ensino Superior de Apucarana (CESA), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Agência do Trabalhador. Também participam, como apoiadoras, outras 24 entidades.

Segundo balanço divulgado no final da tarde, foram realizados cerca de 500 encaminhamentos para vagas de emprego. O motorista de caminhão Antônio Carlos Mariquita, de 60 anos, por exemplo, saiu com entrevista marcada. “Fui encaminhado para duas empresas. Estou em busca de uma nova oportunidade. Fui muito bem atendido pelo pessoal e acredito que vou conseguir”, afirma, acrescentando que quer mudar de profissão.

Júlio César Almeida, 51 anos, é formado em eletricidade industrial e também pensa em mudar sua área de atuação. “Tem que subir muito em andaime e escada. Agora, estou buscando outra área e esse movimento que criaram está sendo ótimo porque gera oportunidades”, frisa Almeida. 

O aposentado José Carlos Valério, 63 anos, foi até a feira procurar uma vaga de almoxarifado e saiu confiante com duas indicações de entrevistas. “É uma porta que se abre. Esse programa é bom porque na minha idade as portas se fecham”, comenta.

O presidente do Fórum Desenvolve Apucarana, professor Luiz Sérgio Hilário, lembra que na primeira edição do evento, em outubro de 2023, foram ofertadas 312 vagas e, destas, 253 pessoas vagas foram preenchidas no mesmo dia. “Para esta segunda edição, estão sendo ofertadas 408 vagas, um acréscimo de 30% em comparação à primeira edição”, informa, reiterando que Apucarana dará continuidade à estratégia de segmentação das oportunidades de emprego. “Para o mês de agosto, já temos programado o evento Empregabilidade Mulher Apucarana e, para outubro, o Empregabilidade 1º Emprego”, completa o presidente do Fórum Desenvolve Apucarana. 

O prefeito Junior da Femac afirma que a trajetória de vida das pessoas garante que estão capacitadas para novos desafios. “Essas pessoas já caíram, já levantaram, aprenderam e ensinaram. Agora, nós temos em Apucarana esse olhar carinhoso do Fórum Desenvolve, da Câmara de Ensino Superior e da Prefeitura. As empresas de Apucarana precisam da experiência, inteligência e da capacidade de quem tem mais de 50 anos”, assinala Junior da Femac, presente na solenidade de abertura.

Também participaram da solenidade o professor Lisandro Rogério Modesto, representou a Câmara de Ensino Superior de Apucarana, secretários municipais e os vereadores Rodrigo Lievore (Recife), Mauro Bertoli e Jossuela Pirelli. 

Mutirão ofertou outros serviços

O gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz destaca que os trabalhadores atendidos ontem continuam no radar da agência.

 “Vamos continuar acompanhando e orientando as pessoas que buscam essas vagas de emprego e também ofertando capacitação para que todos possam ampliar sua empregabilidade”, informa Leiroz.

Além das vagas, os participantes tiveram acesso a serviços prestados pelas entidades apoiadoras, como elaboração de currículos, aconselhamento previdenciário, informações sobre cursos técnicos, entre outros.