De sanduíches apetitosos para matar a fome do momento, passando por grande quantidade de outros quitutes para levar para casa e barracas para garantir os presentes de fim de ano e, para finalizar, Papai Noel para a criançada. Com tantas atrações, a Praça Rui Barbosa tornou-se um dos pontos mais movimentados de Apucarana, neste fim de ano.
A tradicional feira do entardecer, que acontece o ano inteiro às quintas, foi estendida a todos os dias da semana, até 23 de dezembro. O espaço foi aberto para novos setores, diversificando ainda mais os produtos oferecidos.
Na praça tem de tudo. Desde barracas de artesanato, gastronomia à artigos religiosos e produtos agrícolas. Variedade que está fazendo muito sucesso, tanto que diariamente, muitas pessoas visitam o local, como a dona de casa Ana Paula Costa, 22 anos. Ela aproveitou que a feira funciona o dia todo e decidiu passear à tarde com o marido e a filha. “Ficou um espaço muito agradável para a família, com brinquedos para as crianças e cheio de atrativos para os adultos. Aqui tem de tudo”, comenta.
Para a dona de casa Neide Bertória, 62 anos, o espaço tornou-se uma vitrine para empresas até então desconhecidas. “É muito interessante. Eu mesma conheci a barraca de pães artesanais e descobri que os donos têm uma loja na cidade. Com certeza vou virar freguesa”, comenta.
Quando anoitece o ambiente fica lotado, o que para os feirantes, é sinal de lucro. “Fica cheio de gente até tarde. Após as 22 horas, o povo que está no comércio vem para a feira”, comenta Maria Julia de Sá, dona da barraca de churros e crepe.
E quem procura artigos de qualidade aliados a sustentabilidade, a feira é o local certo. A artesã Neide Aparecida de Souza, por exemplo, transforma pneus velhos em puffs e mesas de centro para decorar a casa, e até cama para animais.
“É uma forma de reaproveitar os pneus e também de proteger o meio ambiente. Ainda mais diante dessa luta contra o mosquito da dengue”, comenta.
Ontem, o espaço passou a contar com a barraca da Cooperativa Familiar de Agroecologia (Coofagro), com produtos agrícolas orgânicos. Os 35 produtores associados nutrem boas expectativas com a parceria visando maior divulgação do trabalho desenvolvido. “Já temos a nossa feira semanal, mas agora trabalhando todos os dias, dá oportunidade de atingir mais pessoas e divulgar os produtos, além de gerar uma renda maior para todos os cooperados”, assinala o presidente da Coofagro, João Carneiro Lopes.
Esta é a 13ª edição da Feira de Artesanato de Natal (FAN) que neste ano está em conjunto com a 1ª Feira de Artigos Religiosos de Apucarana (FARA), destaca a vice-presidente da Associação de Artesãos, Márcia Garbelini. Ao todo são 15 barracas geridas por mais de 100 artesãos e trabalhadores manuais. “Todos os anos a procura é muito satisfatória”, assinala.
De acordo com Márcia, o FARA foi desenvolvido com objetivo de levantar recursos às entidades religiosas. A renda arrecadada será revertida para a sustentação do trabalho missionário das Irmãs Oblatas de São José.