CIDADES

min de leitura - #

IAP de Ivaiporã ajuda a reflorestar a região

Da Redação

| Edição de 16 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Viveiro Florestal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), instalado na Vila Nova Porã, em Ivaiporã, repassou mais de 2 milhões mudas de árvores nativas gratuitamente a agricultores do Vale do Ivaí nos últimos 10 anos. O número equivale a quase 11 árvores para cada habitante dos 23 municípios da área de abrangência da regional, que tem população estimada de 190 mil pessoas. 

Conforme Valdinei Rodrigues da Silva, coordenador do Viveiro Florestal, a maioria das mudas distribuídas nos últimos anos foram para a recomposição de matas desmatadas, cujos proprietários rurais foram autuados pelo IAP por desmatar sem a devida autorização do órgão ambiental. 
Nesta semana, a equipe do IAP esteve em São João do Ivaí vistoriando uma área recuperada de um alqueire. “Foi desmatada no ano passado. O proprietário foi autuado e a área embargada para fins agropecuários. Ele compareceu ao escritório e concordou em assinar um termo de compromisso e fez o plantio de 3,5 mil árvores aqui neste local. Com o plantio e recuperação que está fazendo, ele tem um benefício de 40% de redução da multa. Aqui, no caso, a multa aplicada foi de R$ 28 mil”. 
Ainda segundo Silva, somente nos municípios de Lunardelli, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí foram recuperados 600 hectares de área degradada nos últimos 10 anos. “A maioria de mata ciliar”, relata. 

Imagem ilustrativa da imagem IAP de Ivaiporã ajuda a reflorestar a região


A capacidade de produção do viveiro é 500 mil mudas por ano. Com 2,4 mil metros quadrados, o viveiro é dividido em áreas de semeadura, germinação, aclimatação e rustificação. “É um processo de produção continuo, na medida que vai saindo as mudas para o campo iniciamos a germinação de outras espécies para manter a rotatividade durante o ano todo”, explica Silva.

DEMANDA
No mês passado, a governadora Cida Borghetti (PP) assinou decreto que regulamenta a Lei 18.295/2014, que vai agilizar os processos das pequenas propriedades para a regularização das reservas e, consequente, deve aumentar a demanda por novas mudas. 
De acordo com o diretor regional do IAP, Maurilio Villa, com a regulamentação da lei, a tendência é que nos próximos anos aumente a demanda por novas mudas. “O objetivo principal do viveiro é ajudar os agricultores a fazer a recuperação das áreas de APP e Reserva Legal. A partir de agora, os produtores rurais devem fazer adesão ao Plano de Restauração das Áreas Degradada (PRAD) e vão começar a restaurar as áreas. Aumentando a demanda, nós também vamos aumentar a produção das mudas”. 
Qualquer pessoa interessada no plantio de árvores nativas ou produtores rurais que queiram recuperar as áreas degradadas e alteradas de suas propriedades podem pedir a muda. “É só fazer o cadastro e pegar a muda no viveiro”, completa Villa. 
Os pedidos são feitos através do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O endereço para acesso ao sistema é www.sga.pr.gov.br. Depois de realizada a solicitação, o pedido passa por uma análise do IAP. Caso o pedido seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada das mudas. 

ESPÉCIES
O responsável pela produção das mudas do Viveiro Florestal de Ivaiporã, Dorvalino Nascimento, relata que a produção em Ivaiporã é de mais de 30 espécies de árvores nativas, tais como, cereja, arueiro, tucaneiro, ipê, jacarandá mimoso, monjoleiro, pinheiro e pau-brasil. 
O viveiro também produz espécies em perigo crítico de extinção, tais como peroba, cedro rosa, canjarana e palmeira jerivá. “São árvores que chegaram a ocupar grande parte do Vale do Ivaí no passado, mas, devido ao seu valor econômico, passou a ser explorado intensamente. Hoje, são espécies em extinção”, enfatiza Nascimento